quinta-feira, 7 de julho de 2016

Euro 2016: estamos na final!!


Portugal carimbou a passagem à sua segunda final de um Europeu depois de ter vencido categoricamente o País de Gales por 2-0 no Grand Stade de Lyon. Desta vez a selecção nacional resolveu o jogo em apenas três minutos da segunda parte, pouco antes dela começar, e evitou assim o sofrimento dos jogos anteriores: num jogo em que curiosamente ambas as equipas jogaram com os seus respectivos equipamentos alternativos, Cristiano Ronaldo, com uma grande elevação e estrondoso cabeceamento aos 50', e Nani, aos 53', fizeram os golos da merecidíssima vitória lusa sobre os galeses que obviamente também estão de parabéns por terem chegado tão longe na sua primeira presença na fase final de um Europeu. O capitão português, eleito o melhor em campo, igualou assim Michel Platini como melhor marcador em fases finais de Europeus, com nove golos. Falta agora ultrapassar a França ou a Alemanha no dia 10 para que os jogadores desta selecção nacional alcancem o momento mais alto da existência futebolística lusa. O treinador Fernando Santos, esse, já garantiu vitória - pelo menos cumprirá a promessa de regressar a Portugal no dia 11 - e os jogadores também estão confiantes.


As finais não se jogam, ganham-se! Força, Portugal!!

18 comentários:

Anónimo disse...

Ronaldo é um monstro

FireHead disse...

Sim, é claramente o melhor jogador. Com o Messi já arrumado, se nós vencermos o campeonato europeu de certeza absoluta que ele será coroado como o melhor jogador do mundo.

Fatyly disse...

Eu não vi o jogo mas cada vez que marcaram golo o prédio e arredores iam abaixo:)

Fico muito contente por vós que gostam muito de futebol...mas sobretudo pelos emigrantes que apoiam a selecção todos os dias...o tal pedacinho do seu país que atenua as saudades.

Para quem escrevi só mal...calaram-se as vozes derrotistas.

Um abraço

wind disse...

Vamos esperar calmamente. É o meu lema:)

FireHead disse...

Fatyly,

Eu não nego que eu no início não estava mesmo nada crente em relação a esta selecção! Até porque os jogos da fase de grupo não auguravam nada de bom! Mas também temos que ver que a selecção portuguesa infelizmente já nos tinha habituado à mania das grandezas (quem não se lembra do que aconteceu no Mundial de 2002 e sobretudo no Euro 2004)?? Acontece que eu sou português e sofro com o país - e não é só no futebol -, portanto é bom acreditar que vai ser desta!

Beijinhos.

FireHead disse...

Wind,

Epá, eu depois de saber que o Fernando Santos já disse que vamos ganhar a final... fico assim mesmo: já não digo nada! É esperar para ver!

Anónimo disse...

A final vai ser entre duas equipas de pretos

Observador disse...

Talvez o jogo mais conseguido desde que a rapaziada anda a passear por terras de França.
Continuo a falar em grupo e, por isso, recuso-me a individualizar.

O que o engenheiro diz não conta. É que nunca se sabe se o homem está a falar de futebol ou a rezar à Nossa Senhora de Fátima. Aquela expressão assusta, aquele vocabulário irrita.

Parabéns à equipa e, já agora, boa sorte para domingo.
França ou Alemanha? Venha o diabo e escolha.

FireHead disse...

Anónimo,

Correcção: entre duas equipas com pretos.

FireHead disse...

Observador,

Esta poderá ser a última grande oportunidade para Ronaldo, Nani, Quaresma, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, etc. ganharem finalmente algo (isso do finalmente é aplicado em termo geral) com a camisola das quinas. E, como bons portugueses que somos, é isso que todos nós queremos que aconteça no dia 10. Mesmo que esta selecção não mereça ganhar o Euro, já outras selecções nacionais anteriores certamente mereciam e não conseguiram, por um motivo ou outro (em 2000 e 2004), portanto que se lixe, tragam mas é o caneco para Portugal e mais nada! O povo tuga, cansado que está com a crise, também suspira por isso.

O engenheiro, se conseguir levar Portugal ao título de campeão europeu, certamente que irá a Fátima, tal é a fezada que agora demonstra. Os jogadores não sei se irão, mas muitos que fazem o sinal da cruz antes de entrarem em campo ou mesmo quando marcam golos lá terão a sua forma apropriada de encarar estas coisas da fé.

Quanto ao jogo de mais logo, estou em crer que será a França a ocupar a outra vaga da final. Parece que joga mais futebol que a Alemanha e, acima de tudo, joga em casa. Em 1998 também jogou em casa o Mundial e conquistou-o.

Anónimo disse...

Quem merece ter orgulho e ficar alegre com a vitoria desta equipa são os pretos ,os zucas , os ciganos e os madeirenses ,pois foram gente deles - e não de Portugal- que fizeram por merecer.
Granda seleçao . Com o multiculturalismo Portugal ê mais forte.

Anónimo disse...

"A final vai ser entre duas equipas de pretos"

Hehehe...coisa que seria prazerosa de ver era a lata dos racistas/nacionalistas quando as senhoras dos jogadores comemorassem junto aos mesmos com a torcida toda branca logo atras aos aplausos .

RICARDO LIMA disse...

É Portugal versus França.

E que vença Portugal. :)

FireHead disse...

Anónimo da 01:18,

Então e os madeirenses não são portugueses? Os pretos, os zucas e os ciganos (LOL) que estão na selecção portuguesa não são portugueses? É que se não fossem portugueses, não poderiam de maneira nenhuma representar Portugal. Ou será que eu me engano?

Quanto ao multiculturalismo, calma aí, não exageremos. Vai na volta todos os jogadores da selecção portuguesa, sejam pretos ou brancos, têm uma só cultura, que é a portuguesa, e partilham os princípios da fé católica (basta vermos o Danilo ou o Nani a fazerem o sinal da cruz, ou o braço tatuado do Quaresma com uma imagem da Nossa Senhora para vermos que eles não são teus, agnósticos ou protestantes). Isto não significa que os 23 jogadores da selecção nacional têm culturas diferentes. E se não tiverem culturas diferentes, logo não há multiculturalismo.

A França já foi campeã do mundo e da Europa graças a jogadores de origem imigrante tal como a Espanha já foi campeã do mundo e da Europa com nativos.

FireHead disse...

RICARDO LIMA,

Sim, agora é fazermos como fez a Grécia no Europeu que nós realizámos em casa! :)

Anónimo disse...

http://pt.uefa.com/uefaeuro/season=2016/teams/team=110/

Pretos/mulatos - Bruno Alves, Pepe, Eliseu, João Mário, Danilo, William Carvalho, Renato Sanches, Éder, Nani, Ricardo Quaresma (este último é mistura de preto com cigano). Total: 10 (11, se considerarmos o Ronaldo também como mulato apesar de já ser bisneto de uma caboverdiana).

Brancos - Rui Patrício, Anthony Lopes, Eduardo, José Fonte, Raphaël Guerreiro, Ricardo Carvalho, Cédric Soares, João Moutinho, Vieirinha, André Gomes, Rafa Silva, Adrien Silva. Total: 12 (13, se considerarmos que o Ronaldo é branco, como o é fenotipicamente).

11 para 12 ou 10 para 13. Conclusão: a selecção portuguesa é só pretos, zucas e ciganos. Se a burrice matasse, o mundo seria um lugar bem melhor.

FireHead disse...

Anónimo da 01:28,

Porquê "racistas/nacionalistas"? Então o nacionalismo é sinónimo de racismo? Eu considero-me nacionalista - caso contrário eu não puxaria por Portugal de forma natural - e não sou racista. Era o Salazar um racista também?

Enfim, é mais um tipo que pensa que consegue ensinar o pai a fazer filhos...

FireHead disse...

Anónimo das 13:31,

Considerar o Ronaldo um mulato apesar de já ser de terceira geração é coisa de retardados mentais. Para eles, um gajo pode até ser loiros e ter os olhos azuis, mas se tiver um te-te-te-tetravô preto já é automaticamente mulato - e toda a descendência dele será para sempre mulata. É triste.

Mas olha, aprendi, porque é a verdade, que para algo ser a maioria tem que constituir pelo menos 51%. Assim, como o número de pretos/mulatos do plantel da selecção nacional não chega sequer a ser 50%, não se pode concluir que esta selecção é só pretos, brasileiros ou ciganos. A maioria ainda é branca!