domingo, 17 de julho de 2016

Euro 2016 de hóquei em patins: Portugal campeão!!


Ao fim de 18 longos anos, Portugal conquistou finalmente um campeonato europeu de hóquei em patins! 
Na final da competição, a Itália ainda chegou a estar a vencer por 2-0, bis de Federico Ambrosio, mas Portugal mostrou que é de facto a melhor selecção europeia de hóquei em patins operando uma espectacular reviravolta e terminando o jogo com uma goleada por 6-2. Diogo Rafael bisou, Reinaldo Ventura, Rafa, João Rodrigues e Hélder Nunes apontaram cada um deles um golo. E assim Portugal conquistou o seu 21.º título de campeão europeu e alargou a distância para a Espanha, que tem 16 títulos. Segue-se agora no ano que vem o Mundial em Nanquim, na China, e Portugal tem de o vencer para igualar o número de títulos mundiais conquistados pela sua vizinha: 16.
"Temos várias gerações que cruzam este trabalho desde 2004 e era importante, por aquilo que temos feito na formação, pelos títulos que conquistámos, pela hegemonia que se tem criado, era importante ligar à equipa sénior. E esta equipa sénior foi fantástica. Acho que formámos definitivamente uma ponte para o futuro. A partir de agora é o limite", disse, orgulhoso, Luís Sénica. "É muito fácil liderar esta equipa. Os jogadores foram humildes, determinados. Não é fácil jogar contra a Itália, campeã europeia, com um hóquei cínico. Só uma equipa determinada faria o que Portugal fez na segunda parte. Sou um homem grato. A partir de agora estaremos muito mais perto de conquistar aquilo que conquistámos hoje", realçou ainda técnico português.
Quanto às outras selecções, a Espanha conquistou o bronze, pois venceu a Suíça por 7-1, a Alemanha ficou em 5.º lugar depois de vencer a França no desempate das grandes penalidades (3-2) e a Inglaterra, 12 vezes campeã da Europa, ficou em 7.º após uma goleada sobre a Áustria por 6-1.
O presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, vai agora, como não podia deixar de ser, condecorar os jogadores da selecção nacional de hóquei em patins. "O presidente da república felicita a selecção nacional de hóquei em patins, que se consagrou esta noite campeã europeia da modalidade", lê-se numa nota publicada na página oficial da presidência da república.


Viva Portugal!!

6 comentários:

Fatyly disse...

Assisti em directo e pulei com eles. Um "ganda jogo pá"!:)

Beijocas e um bom domingo

Anónimo disse...

O comentário 'brilhante' do teu amiguinho sobre a vitória portuguesa no hoquei: "Parabéns a uma selecção verdadeira e integralmente portuguesa... Portugal nisto está tão bom como há décadas."

FireHead disse...

Fatyly,

Eu não vi o jogo, pois deu por cá a partir das 5:00 da manhã, mas é claro que também vibrei com o resultado. Eu sabia que íamos ganhar, tal era a fezada! Parece que finalmente temos uma grande selecção, capaz de recuperar a hegemonia da modalidade e durar uns bons anos. Vamos lá ver se conseguimos arranjar substitutos à altura dos veteranos como o Reinaldo Ventura. E já estou de olhos postos no Mundial do ano que vem. Um amigo meu aqui em Macau já me perguntou se estou interessado em tirar férias e ir a Nanquim para acompanhar o Mundial nessa altura. A proposta é bastante tentadora...

Bom domingo também para ti!

FireHead disse...

Anónimo,

Também li isso. A princípio achei estranho ele ter falado de desporto lá no blogue, mas depois reparei que só podia ser mesmo pelo motivo que foi. O engraçado é que aquela que dizem ser a melhor selecção portuguesa de hóquei em patins de todos os tempos era composta por muitos portugueses ultramarinos de Moçambique, que é curiosamente a terra que viu esse blogueiro nascer. Há coisas fantásticas, não há? :)

wind disse...

Portugal está em grande!
Parabéns para eles!:)

FireHead disse...

Wind,

Só é pena o Marcelo não condecorar também os medalhados da presidência do Cavaco Silva... e dos anteriores a ele. :)