terça-feira, 12 de abril de 2016

jovem activista de Hong Kong cria novo partido para contestar Pequim


Na região administrativa especial vizinha de Macau, Hong Kong, o jovem Joshua Wong (segundo à esquerda), de 19 anos, criou o partido Demosistō - palavra que combina o vocábulo grego demo (povo) com o latino sistō (presença, determinação) - e irá apresentar candidatos às eleições para o Conselho Legislativo (LegCo) que decorrerá em Setembro, onde apenas 35 dos 70 membros são escolhidos pelo eleitorado e os restantes são designados numa base de representação corporativa. O principal objectivo do Demosistō é realizar uma consulta popular sobre a independência de Hong Kong, pois "a política de 'Um País, Dois Sistemas' está em crise", visando também captar apoio internacional para a causa. Desde a entrega do território à República Popular da China, em 1997, já se registaram protestos como a "revolução dos guarda-chuva amarelos" (utilizados para neutralizarem os disparos dos canhões de água da polícia), que durou 79 dias e representou a "explosão de décadas de frustração social". O objectivo dos manifestantes era fazer com que a população de Hong Kong pudesse eleger directamente o chefe do Executivo em 2017, mas Pequim não recuou. Segundo o que foi estipulado nos acordos de transferência de soberania de Hong Kong e de Macau, existe um período de transição de 50 anos até que cada uma das regiões administrativas especiais se integre completamente na República Popular da China (ou seja, 2047 para Hong Kong e 2049 para Macau).
Antes da entrega de Hong Kong e Macau à Repúblcia Popular da China, diziam os governantes chineses que nada mudaria durante esses 50 anos mas já muita coisa mudou de facto tanto em Hong Kong como em Macau, que estão cada vez mais naturalmente achinezados...

11 comentários:

CENSURADO AGAIN disse...

SINAE TEM UMA CLARA SUPERIORIDADE DEMOGRAFICA PODE REABSORVER FACILMENTE ESSES ANTROS DE AGENTES DO OESTE INFILTRADOS

CENSURADO AGAIN disse...

MACAU PRATICAMENTE JA TA RE-ABSORVIDA FALTA HONG KONG

CENSURADO AGAIN disse...

O PRAZO É MUITO LONGO VÃO TENTAR SABOTAR CATAI E SINAE MAS O OESTE NÃO DURA ATÉ LA

CENSURADO AGAIN disse...

QUEM É O OTARIO QUE ACHA QUE A CIA TA PREOCUPADA COM ESSES IDIOTAS UTEIS?QUEREM É CONTROLAR CATAI E SINAE POR ESSES AGENTES

FireHead disse...

Não é "Sinae", é China, seu anormal.

Macau praticamente está reabsorvida, dizes tu, seu anormal? O que é que tu sabes disto aqui, seu anormal? Já cá estiveste, seu anormal? Andas a mandar postas de pescada sobre isto porquê, ó seu grande anormal?

O que é que o Oeste tem a ver com o prazo do que quer que seja, seu anormal, pá???

O que é a puta da CIA tem a ver com isto, seu enorme anormal, pá??? Mete os agentes todos no teu cu, anormal!

CENSURADO AGAIN disse...

13 de abril de 2016 às 14:03

TU PROPRIO VIVES A DIZER QUE OS CHINESES ESTÃO A ENGOLIR MACAU QUE ATÉ TIRAM PASSAPORTE TUGA SENDO DE SINAE

FireHead disse...

Sim sim, vê só a contradição que tu achas te aí: os chineses estão a engolir Macau e ao mesmo tempo os chineses estão a tirar o passaporte tuga. Eles tiram porque adquirem a nacionalidade portuguesa ou herdam-na.

CENSURADO AGAIN disse...

Blogger FireHead disse...

Sim sim, vê só a contradição que tu achas te aí: os chineses estão a engolir Macau e ao mesmo tempo os chineses estão a tirar o passaporte tuga. Eles tiram porque adquirem a nacionalidade portuguesa ou herdam-na.

14 de abril de 2016 às 14:18

SINAL DE QUE MACAU ESTÁ CHEIA DELES MAIS DELES QUE VCS MACAENSES TU QUE ENTRAS EM TAL

FireHead disse...

Macau está cheio de quê? De chineses, é claro, pois a esmagadora maioria dos macaenses é chinesa. E sim, para variar desta vez acertaste, pois de facto curiosamente mais de metade da população de Macau nem sequer é macaense, mas sim proveniente de fora, sobretudo da China continental (tipo 50% e pouco). Cerca de 1/5 da população de Macau possui a nacionalidade portuguesa porque muitos desses macaenses nasceram numa altura em que ainda podiam optar por ter a nacionalidade tuga pelo simples facto de nascerem em Macau, que era governado por Portugal.

Eu não tenho nada que entrar no que quer que seja, pois eu apesar de também ser macaense como a maioria dos chineses de Macau, sou português. Ainda há muitos portugueses de Macau. :)

CENSURADO AGAIN disse...

SINAE VAI VENCER VCS SÃO UM FOSSIL

FireHead disse...

Fóssil és tu que estás condenado na tua própria terra. É triste mas é assim mesmo.