quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Ex-líbris de Macau em Portugal


Ainda em Portugal a queimar os meus últimos cartuchos, fiz questão de dar um pulo até Loures, mais precisamente ao parque da cidade, pois está lá o ex-líbris da cidade que curiosamente é o mesmo de Macau: as Ruínas de São Paulo.


Esta réplica das Ruínas de São Paulo tornou-se no ex-líbris da cidade de Loures depois da câmara local ter decidido adquiri-la após a realização da Expo 98, que foi realizada parcialmente em território de Loures. Aparentemente Loures não tem ligação nenhuma a Macau, mas o que é certo é que a presença desta fachada constitui um marco em Loures, pois melhorou o parque da cidade em termos urbanísticos e paisagísticos, e faz trazer à memória dos portugueses que por lá passam o sucesso que foi a Expo 98.


Os mais astutos como eu conseguem logo reparar que a fachada não é exactamente a mesma que esteve na Expo 98. Esta que está agora no parque é uma versão melhorada da anterior, que foi construída com carácter temporário, com a estrutura restaurada - ela foi danificada durante o seu transporte e implantação no parque - e também com materiais mais duradouros. Para além da fachada, a câmara de Loures adquiriu também o pavilhão de Macau da Expo 98 - que muitos dizem ter sido o pavilhão mais espectacular da exposição -, usado agora pelo Instituto da Juventude ao Turismo e para eventos municipais, servindo também como galeria municipal.


Pode até parecer estranho eu dizer isto, mas senti-me como que mais familiarizado com as Ruínas de São Paulo de Portugal do que com as Ruínas de São Paulo originais, da minha terra. Se calhar porque o ex-líbris de Loures está num local agradável, espaçoso e tranquilo, mas acima de tudo em território português. Parece simbolizar o retorno dos filhos portugueses de Macau ao regaço da Pátria.

8 comentários:

wind disse...

E é muito bonito:)

Ivan Baptista disse...

Olha, secalhar ainda me cruzaste comigo ! Moro ai perto :)
Ainda tás de férias ?

FireHead disse...

Wind,

Por acaso é. E o local é fantástico. Contrasta em tudo com Macau. Lá até para andar é difícil devido ao grande número de gente!

FireHead disse...

Ivan Baptista,

Sim, estou de férias. Volto dia 16 para Macau e chego lá dia 17. Depois só venho de novo para cá no final do ano, para passar novamente o Natal e o Ano Novo.

Anónimo disse...

tiveste perto da minha casa e nem avisaste que ias aqui. senao agente tinha bebido um café

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

POR QUE ALGUEM COM SANGUE DE SINAE VAI DEIXAR SINAE POR PORTUGAL?HAJA PUXA SAQUICE

FireHead disse...

Anónimo,

Pois é, aproveito para te pedir desculpa por isso. Da próxima vez dou-te uma apitadela, ok?

FireHead disse...

KVRGANIVS NOSTRATORVM,

Porque esse alguém tem mais sangue tuga do que sangue "sinae" e é de nacionalidade tuga, bem como é cultural, linguística e essencialmente tuga. Ainda não conseguiste meter isso na merda da tua cabeça ou o teu cérebro de ervilha não tem maneira de processar esta informação?

Puxa saquice, o teu pai.