sábado, 5 de dezembro de 2015

Sabia isto da Síria?


A família Assad pertence ao islão tolerante da orientação alauíta. As mulheres sírias têm os mesmos direitos que os homens ao estudo, à saúde e à educação. 

Na Síria as mulheres não são obrigadas a usar burqa. A charia (lei islâmica) é inconstitucional. A Síria é o único país árabe com uma constituição laica e não tolera os movimentos extremistas islâmicos. 

Cerca de 10% da população síria pertence a alguma das muitas confissões cristãs presentes desde sempre na vida política e social. Noutros países árabes a população cristã não chega a 1% devido à hostilidade sofrida. A Síria é o único país do Mediterrâneo que continua proprietário da sua empresa petrolífera, que não quis privatizar. 

A Síria tem uma abertura à sociedade e cultura ocidentais como nenhum outro país árabe. Ao longo da história houve cinco Papas de origem síria. A tolerância religiosa é única na zona. Antes da guerra civil era o único país pacífico da zona, sem guerras nem conflitos internos. 

A Síria é o único país árabe sem dívidas ao Fundo Monetário Internacional. 

A Síria foi o único país do mundo que admitiu refugiados iraquianos sem nenhuma discriminação social, política ou religiosa. 

Bashar al-Assad tem um suporte popular extremamente elevado. 

Sabia que a Síria possui uma reserva de petróleo de 2500 milhões de barris cuja exploração está reservada a empresas estatais? Talvez agora consiga compreender melhor a razão de tanto intere$$e da guerra civil na Síria e de quem a patrocina.


in O Sentinela

7 comentários:

RICARDO DA SILVA LIMA disse...

Há, mas estas notícias nós não veremos na "grande mídia".

O Assad não é um santo, com certeza. Mas será que o seu pretenso substituto não será dez vezes pior do que ele?

É aquela velha história: ruim comigo, (muito) pior sem mim.

FireHead disse...

O Assad não é um santo, mas aqueles que os idiotas úteis querem colocar no lugar dele são infinitamente piores. Ainda ninguém aprendeu nada com o que aconteceu no Iraque, no Egipto e na Líbia depois da queda dos ditadores Saddam, Mubarack e Khadafi??

wind disse...

Ele é o mal menor, convenhamos:)

FireHead disse...

Não sei porque é que ele é um mal. É por ser ditador? Mas a democracia não funcionaria na Síria, portanto...

tvranivs nostratorvm disse...

O golfo e salafista mas se curva a tenda simples assim dubai e um medievo mas e vendida no oeste como flash gordon kem se vende e cool kem vende o patrimonio do pais e do povo etc

tvranivs nostratorvm disse...

A falsa urna ate prefere ditadura tipo anapolis maryland etc vide ke era so acusar do ke financiaram em 17-22

FireHead disse...

«O golfo e salafista mas se curva a tenda simples assim dubai e um medievo mas e vendida no oeste como flash gordon kem se vende e cool kem vende o patrimonio do pais e do povo etc»

Não é tenda, é uma estufa. Hahaha.

«A falsa urna ate prefere ditadura tipo anapolis maryland etc vide ke era so acusar do ke financiaram em 17-22»

É isso e couves.