sábado, 1 de outubro de 2016

67 anos da República Popular da China


A República Popular (Comunista) da China faz hoje 67 anos. Ela é uma criação do líder comunista assassino Mao Tsé-tung depois da guerra civil que culminou com a retirada dos nacionalistas do Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês) para a ilha de Taiwan. 
Mao Tsé-tung idealizou uma república socialista em que os intelectuais trabalhavam nos campos e tudo era feito no contexto do Grande Salto em Frente (reforma que visava deslocar subsídios económicos para a agricultura e que gerou um dos maiores períodos de fome) e da Revolução Cultural (forma que o governo comunista arranjou para não perder o pulso), o que foi um fracasso, pois provocou milhões de mortes e arruinou toda uma geração (já se sabe que o comunismo é aquela base). Só em 1979, com Deng Xiaoping, que foi encostado pelo próprio Mao Tsé-tung antes deste morrer, é que se deu a abertura económica, mudando tudo. A República Popular China começava então uma escalada para ser potência mundial, o que já conseguiu (é a segunda maior economia do mundo). Hoje a República Popular da China é um país muito mais desenvolvido, mais unificado, já se vive muito melhor por lá, já há muitos ricos, mas continua também a haver muitos pobres, ainda há a praga da corrupção, atropelos aos direitos humanos e a economia está agora a desacelerar após incríveis crescimentos anuais de 10%.
Indo agora ao que interessa, vamos ter aqui em Macau mais um fim-de-semana prolongado. Como os feriados do aniversário da implantação da República Popular da China são nos dias 1 e 2, que calham neste fim-de-semana, vamos ter dois dias de tolerância de ponto, isto é, dias 3 e 4. Eu vou assim aproveitar para sair outra vez de Macau, pelo que o Blogue do FireHead não vai ser actualizado durante este período.
Bem hajam todos e até ao meu regresso!

6 comentários:

wind disse...

Resto de bom fim de semana:)

Lura do Grilo disse...

Sempre em pontes, férias, feriados, etc ..vou mudar-me para a China!

FireHead disse...

Wind,

Que foi prolongado. E ainda vem mais um. :)

Beijinhos e boa semana!

FireHead disse...

Lura do Grilo,

Não mude para a China. Mude antes para Macau, que isto ainda vai dando alguma coisa. :)

Afonso de Portugal disse...

O problema é a temperatura, a humidade, o preço das viagens de avião e o número de horas de voo...

FireHead disse...

Afonso de Portugal,

Isso resolve-se. Muitos tugas que vivem aqui em Macau gostam muito de viajar na Emirates, pois são duas viagens de avião com o mesmo tempo de duração (7 a 8 horas), o que sempre é menos cansativo. Mas eu por acaso não tenho problemas rigorosamente nenhuns em estar 12 horas num avião, é de maneira que eu vejo mais filmes ou durmo mais horas na viagem. Tanto assim é que vou voltar a viajar na Lufthansa, por ser muito mais barato. :)

Quanto à temperatura e à humidade, é uma questão de adaptação. É claro que o tempo daqui não se compara nem de perto nem de longe com o clima agradável de Portugal, mas também não se pode ter tudo. Ainda assim, o tempo aqui em Macau agora já está a começar a melhorar, isto é, já está a ficar menos húmido e menos quente. A melhor altura para estar em Macau, para mim, é em Novembro e Dezembro.