quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Quer conhecer o país mais feliz do mundo?

Então vá até ao reino do Butão (འབྲུག་ཡུལ་, literalmente "terra do dragão"), um país nos Himalaias ensanduichado pela República Popular da China e a Índia e que conta apenas com uns 800 mil habitantes que vivem na sua maioria da agricultura. Cerca de 10% da população butanesa é monge budista vajrayana (बज्रयान), uma espécie de seita irmã da seita budista mahāyāna (महायान) em voga no Tibete.

O primeiro europeu a chegar ao Butão foi o missionário jesuíta português Estêvão Cacella em 1626
O Butão, além de ser um país montanhoso, é também um país de templo budistas
O Butão é uma monarquia constitucional que só foi aberto ao turismo em 1974
Não há semáforos no Butão - há apenas um polícia sinaleiro
A gastronomia butanesa não é muito variada, mas dizem que é saborosa e boa para quem adora picante
No Butão não se guia pelo PIB mas sim pelo FIB (Felicidade Interna Bruta)
O Buddha Point é o maior Buda sentado do mundo e é todo ele feito em bronze

10 comentários:

wind disse...

Que maravilha:)

CÉU disse...

Olá, FireHead!

O Botão lá terá as suas vantagens e desvantagens, como outros países, mas eu gosto de sítios planos, comida não picante, mas tenho saudades dos polícias sinaleiros. Só um!?

Beijinhos.

FireHead disse...

Wind,

Já até fiquei com vontade de para lá ir. :)

FireHead disse...

CÉU,

É o que diz a fonte de onde eu tirei estas informações que é o jornal online Observador. :)

Eu adoro comida picante. :)

Beijinhos.

Dr. No disse...

O Buthan é uma monarquia absolutista e as pessoas são felizes?

CÉU disse...

A fonte é fidedigna.

Ai, e não fica com um fogo no estômago e a língua, a boca a arder.

Bem, dizem k os alimentos picantes fazem bem à sexualidade. Isso terá alg. fundamento, FireHead?

Hoje, só lhe estou a colocar questões, mas enfim, dois cérebros pensam melhor k um?

Beijinho.

FireHead disse...

Dr. No,

Deve ser porque as pessoas têm mais do que fazer do que andarem a pensar nestas coisas. :)

FireHead disse...

CÉU,

Se fazem bem à sexualidade? Não sei, mas também nunca precisei de comer comida picante para ter a performance que tenho, lol. :P

Anónimo disse...

So não professe o cristianismo por lá, senão...

FireHead disse...

Anónimo,

Senão teria pelo menos semáforos. :)