quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Os pandas "Corrupção"


Aqui em Macau o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais recebeu 3587 sugestões de nomes para os dois pandas bebés nascidos no território e os nomes escolhidos serão depois divulgados no dia 3 de Outubro. Vós sabeis quais são os nomes mais escolhidos? "Tam Tam" (貪貪) e "Wu Wu" (污污) que significam "corrupção" (貪污 - tam wu).
A associação Novo Macau, conhecida por ser pouco politicamente correcta e pró-democrata, encoraja a população macaense a votar nestes dois nomes apesar dos nomes não serem escolhidos por votação pelos residentes, o que no entender da associação trata-se apenas de uma "tentativa de construir uma ilusão de participação cívica". O seu vice-presidente, Jason Chao, diz também que a vigilância e a perseguição a que são votados os activistas da associação estão a aumentar, denunciando vários episódios, entre os quais um ataque informático de grande escala com origem na República Popular da China, e considera que deve estar para ser anunciada em breve a visita a Macau de algum membro do Governo Central.
Voltando aos pandas, e agora falando no geral, a República Popular da China salvou esta espécie animal da extinção. A solução foi aumentar as florestas de bambu, a principal fonte de alimentação dos pandas, restaurando o habitat destes mamíferos. Além dos pandas, também os antílopes tibetanos viram a sua população crescer graças aos esforços dos ambientalistas chineses.

1 comentário:

FireHead disse...

http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo-pt_2016_09_17_1539942953_pandas-bebes-de-macau-vao-chamar-se--jian-jian--e--kang-kang