quinta-feira, 1 de setembro de 2016

«Hoje, graças a Deus, temos a geração mais bem preparada de sempre»

Na "negra noite fascista", o analfabetismo imperava. Salazar, e depois Caetano, desejavam um país de gente inculta. O mais engraçado é vermos certos dados. A famosa colecção de livros RTP foi lançada a 6 de Novembro de 1970. O primeiro volume vinha acompanhado do segundo e tiveram uma edição de 50.000 exemplares esgotando na manhã do lançamento. As reedições posteriores levaram a uma tiragem total de 230.000 exemplares. Os 100 volumes da colecção tiveram tiragens globais de 15 milhões de exemplares. Hoje, a colecção RTP encontra-se nas feiras de antiguidades e alfarrabistas ao preço da uva mijona. Despachada para um canto por gente culta. Como é sabido, existe agora uma nova versão deste acontecimento cultural. Seria interessante conhecer as tiragens de cada volume. Uma coisa é certa, não há no mercado editorial actual nada que se compare a estes números. O que vale é que no fascismo era tudo analfabeto. Hoje, graças a Deus, temos a geração mais bem preparada de sempre. 

João Vaz

8 comentários:

wind disse...

Tem uma boa semana:)

Portuguesinha disse...

Um pouco à tangente do assunto: Acho que tenho essa colecção de livros RTP (todos os 99 números, o 100º extraviou-se e agora só no alfarrabista :P).

FireHead disse...

Wind,

Ou melhor, o resto de uma boa semana porque amanhã já é sexta-feira! Wiii. :)

FireHead disse...

Portuguesinha,

A sério? E eu a pensar que ias comentar a ironia desta posta. :)

Dr. No disse...

Desconhecia mas fico feliz por saber isso.
Mais um link:
http://5l-henrique.blogspot.pt/2012/10/colecccao-biblioteca-basica-verbo.html

Hoje temos a geração mais bem preparada de sempre... para ler revistas cor-de-rosa, ver reality-shows e apanhar pokémons!

wind disse...

Opá estava baralhada. Como comecei a trabalhar ontem, pensava que era segunda feira. lololol

FireHead disse...

Dr. No,

E não só, para muitas outras coisas também, como dedicar-se à gandulagem, a dar cabo da língua portuguesa, ao desrespeito, à falta de noção patriótica e nacional, etc.

Obrigado pelo link. :)

FireHead disse...

Wind,

Pois, as férias fizeram-te mal, deixaram-te desactualizada. :P