quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O tufão 3 que afinal era 8

Ontem passou por estas bandas o tufão Nida, provocando estragos um pouco por todo o território e suscitando também críticas por parte da população local. O motivo? Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) não elevaram o alerta de tempestade para o sinal 8 quando deviam tê-lo feito, o que faria com que as pessoas não precisassem de ir trabalhar.


Ao contrário do que aconteceu em Hong Kong, Macau não içou o sinal 8 devido a uma decisão "científica" e baseado no "conhecimento do pessoal" do SMG, defendeu-se o organismo das críticas. Fong Soi Kun, o director do SMG, vincou as diferenças entre Macau e Hong Kong em dias de tufão e que há pontos na cidade que são mais perigosos que outros.


Algumas circulações foram estabelecidas à tarde de ontem e o Terminal Marítimo do Porto Exterior chegou a estar fechado. No Aeroporto Internacional de Macau quase 60 voos do território estavam atrasados ou tinham sido cancelados ao meio da tarde. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registadas 26 quedas de árvores e 32 objectos caídos, incluindo tabuletas de estabelecimentos comerciais.


Muitos condutores até acabaram por utilizar a faixa especial para os autocarros, mas a Polícia de Segurança Pública já anunciou que não haverá multas devidos às "circunstâncias especiais do dia". Houve também sete acidentes rodoviários provocando alguns feridos.


De acordo com os Serviços de Alfândega, um barco com quatro imigrantes ilegais da China continental naufragou pelas 21:00 de segunda-feira por causa da subida do nível médio das águas causadas pelo Nida. As autoridades conseguiram resgatar as quatro pessoas, três homens e uma mulher com idades entre os 27 e 43 anos, e foram entregues à Polícia Judiciária para serem deportadas.


"Fiquei surpreendido com o facto de não terem içado o sinal. Surpreendido não é bem a palavra, porque esta não é a primeira vez que Macau não iça o sinal superior de tufão mesmo que Hong Kong o faça. Mas estava de facto muito vento, mais do que noutros casos em que o sinal estava mais alto", referiu o residente António Silva ao jornal Hoje Macau. António disse que esteve "mais de meia hora" à espera do autocarro com a esposa, ontem de manhã, e o cenário não era favorável. "Os guarda-chuvas não sobreviveram, como de costume, e havia montes de caixotes do lixo, tabuletas, árvores e sinais das obras a voar e pelo meio da rua, mesmo em frente ao Jockey Club" (Taipa).


Por muito que Fong Soi Kun diga que não foi por causa das "receitas do jogo, nem outras questões" que o sinal 8 não foi içado, qualquer pessoa que já por cá anda há muitos anos sabe perfeitamente que tudo se deveu sim ao lóbi dos casinos. E pronto, Macau, a terra do pecado, sã assi...

12 comentários:

Afonso de Portugal disse...

Só foi pena que nenhhuma dessas palmeiras tenha caído em cima da cabeça de um certo luisinho... :P

wind disse...

Que incompetentes!

Adilson disse...

santo Deus! Que o Senhor Deus proteja esse povo! Caos!!

FireHead disse...

Afonso de Portugal,

Olha, eu geralmente nunca pergunto muita coisa aos outros, sobretudo sobre gente que eu nem sequer conheço, mas alguém disse-me que ele está de férias lá por "terras vascas"...

FireHead disse...

Wind,

Não acho que seja incompetência, mas sim sacanice mesmo.

FireHead disse...

Adilson,

Rajadas de vento na ordem de 60 Km/Hora. Ah, e não te preocupes, que isso até é normal aqui por estas bandas nesta altura do ano. Pena devemos nós ter é dos filipinos, estes sim, coitados que levam com todos os tufões...

Afonso de Portugal disse...

«alguém disse-me que ele está de férias lá por "terras vascas"...»

Ora, bolas! Onde está a ETA quando é preciso?

FireHead disse...

A ETA? Na verdade nunca mais ouvi falar desse grupo terrorista pró-independência vascaína. Terroristas agora só mesmo os islâmicos e não me parece que no País Basco se corre perigo como noutras principais cidades europeias mais os seus aeroportos.

Afonso de Portugal disse...

É por isso é que estou triste! Bem podiam retomar a luta armada só durante estes dias! :P

FireHead disse...

Isso também não faria mudar nada...

Afonso de Portugal disse...

O luisinho ir pelos ares? Vou ter de discordar, meu caro, eu acho que mudava tudo! :P :P :P

FireHead disse...

Pois, para mim é-me simplesmente indiferente. :)