segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Gesto de protesto político que pode valer asilo


O atleta etíope Feyisa Lilesa conquistou no domingo a medalha de prata, atrás do queniano Eliud Kipchoge, na maratona e fez, algumas vezes, um gesto de protesto contra o governo do seu país como podemos ver na imagem. Segundo Feyisa, que pertence à etnia oromo que tem estado em confronto com o governo de Adis Abeba, ele pode ser morto se voltar para a Etiópia ou "talvez me prendam", pelo que só lhe resta "ir morar para outro país".
À atenção dos países acolhedores de refugiados, como os principais, ou seja, a Alemanha ou a Suécia. Este homem tem que ser ajudado. Já agora, porque é que ele não fica já no Brasil mesmo? E haverá algum país africano disposto a dar-lhe asilo, só para variar um bocado? Até o Dalai Lama, que já mostrou a sua faceta anti-refugiadista, está exilado num país próximo do seu Tibete natal, a Índia...

7 comentários:

Anónimo disse...

Mais um que se está a fazer à vida...

Anónimo disse...

E que tal se a Europa começar a receber MESMO refugiados, como estes países fazem:

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_refugee_population

FireHead disse...

Anónimo das 13:28,

E nada melhor como fazê-lo ganhando uma medalha nos Jogos Olímpicos. :)

FireHead disse...

Anónimo das 19:54,

A Europa tem-se fartado de receber refugiados desde que eclodiu a crise dos refugiados. O problema é que para além dos refugiados tem também acolhido «refugiados». Além disso, em regra os ditos refugiados preferem sempre os países do Ocidente. Deve ser por causa dos Direitos Humanos e das coisas boas que por lá há.

CÉU disse...

Pois, acho k ficará mto bem no Brasil, k tem gente de toda a raça, credo e etnia. E por que não mais um etíope e este com tanto valor e postura?

FireHead disse...

CÉU,

Este pelo menos sempre é bom a "fugir" dos seus problemas. :P

FireHead disse...

Para os Estados Unidos é que é! :))

http://www.dn.pt/desporto/rio-2016/interior/atleta-etiope-que-fez-gesto-politico-nao-regressa-ao-seu-pais-5353276.html