terça-feira, 9 de agosto de 2016

A primeira medalha já cá (lá) canta!


A judoca Telma Monteiro, de 30 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos do Brasil, conquistando o bronze na categoria de -57 kg depois de vencer o combate com a romena Carina Caprioru por yoku
Esta foi a primeira medalha olímpica da Telma apesar de já ter ganho cinco medalhas em Mundiais e 11 em Europeus. "Já perseguia esta medalha há 12 anos. Costuma dizer-se que à terceira é de vez... à quarta é medalha", disse, com um enorme sorriso, a judoca do Benfica, que foi 12.ª em Atenas 2004, 9.ª em Pequim 2008 e 17.ª em Londres 2012. "Vou demorar algum tempo a assimilar este momento. Não se trata apenas de ganhar uma medalha que eu queira muito, é um momento em que aproveito para dizer que vale a pena não desistirmos dos nossos sonhos, vale a pena lutarmos". Foi também a 24.ª medalha olímpica para Portugal.
Parabéns, Telma! Força, Portugal!

10 comentários:

Ivan Baptista disse...

Tenho que ver o replay da partida. Já agora, só por curiosidade, O judo veio antes ou depois do kung fu ? Ouvi falar que o kung fu, é uma das primeiras artes marciais, se não a primeira, e só depois é que apareceu o karaté e etc.. Tu como já praticaste numa delas, deves perceber disso um pouco melhor..
Gostava de praticar uma, só que quero uma mais completa.
Já fiz Aikido quando era puto e experimentei uma aula de kung fu. Só que nenhuma das duas eu achei lá muito completas, mexe-se pouco os braços por exemplo.

Ivan Baptista disse...

Perdão enganei-me , não era Aikido era Taekwondo
Desculpa lá este lapso :/

Afonso de Portugal disse...

Só foi pena não ter chegado ao ouro... mas antes o bronze que nada!

wind disse...

Ela é Grande! Parabéns para ela!

Observador disse...

Enorme Telma!
Parabéns

FireHead disse...

Ivan Baptista,

Bom, há fontes que dizem que as artes marciais orientais surgiram em Shaolin, com o grande mestre indiano Daruma ou Bodhidharma, com a lenda dos 18 monges. Eu tive que marrar estas cenas para os exames escritos de Kenpo. :)

O Judo veio muito depois do Kung Fu, na verdade o Judo é uma variante do Jiu-Jutsu (ou algo do género) criado por um professor de educação física japonês de nome Jigoro Kano em 1882. Andei alguns anos no Judo quando ainda era pequeno, mas só me lembro de umas duas ou três técnicas. Ah, mas aprendi o mais fundamental, que é saber cair de modo a provocar o mínimo dano possível. :)

Já o Karate surgiu no Japão, em Okinawa, e já é um "filho" do Kenpo, que é basicamente a versão japonesa do Kung Fu. Em Portugal pratiquei Kosho Ryu Kenpo, que é a versão mais antiga do Kenpo. Esta arte marcial é a mais conhecida na América por causa do seu mestre que pertence ao clã americano/japonês Mitose.

Artes marciais completas? Isso é muito relativo. Tudo depende dos praticantes. Muitos aprendem algumas artes marciais em simultâneo que é para depois criarem um estilo próprio (artes marciais mistas). Foi assim que o Bruce Lee criou o famoso Jeet Kune Do. Pessoalmente eu aconselho-te o Kenpo, mas não sei se na zona onde vives tens disso para aprender. O meu ramo de Kenpo é mais na zona do Ribatejo. Noutas partes, como no Norte, sei que há o Kenpo Chinês (Kara-Ho Kenpo, que foi fundado por um discípulo do Mitose).

Aikido é brutal. Tens o exemplo do Steven Seagal, o único não-japonês a quem foi concedido o direito de dar aulas desta arte marcial no Japão. :)

O Taekwondo é muito conhecido por ser um desporto olímpico tal como o Judo e o Karate, mas para mim resume-se muito ao uso dos pés. Tem movimentos brutais, mas, lá está, usa-se mais os pés do que os braços/mãos. Daí eu sugerir que é bom praticar o Taekwondo com uma arte marcial que usa mais as mãos, como o boxe.

Para além do Kenpo, eu gostaria de ter aprendido o Muai Thai, mas isso é mais para gajos rijos e valentes. E depois também tens o Krav Maga, que também é bastante completo.

FireHead disse...

Afonso de Portugal,

Claro que sim. E a Telma já merecia uma medalha olímpica. É sem dúvida nenhuma a melhor judoca portuguesa de sempre. :)

FireHead disse...

Wind e Observador,

Será que o Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorá-la apesar de não ter ganho a medalha de ouro? Epá, quanto mais não seja por todas as outras alegrias que ela já deu anteriormente a Portugal! :)

Anónimo disse...

os brasileiros avacalham muito no brasil, ficam vaiando todo time que joga contra eles que feio, ja ate ouvi aqui num jogo chamarem que os europeus nao tomam banho e sao sebosos.

FireHead disse...

Anónimo,

Infelizmente há sempre gente sem noção em todo o lado...