sexta-feira, 29 de julho de 2016

Os mais ricos de Portugal estão ainda mais ricos


Os homens mais ricos de Portugal ficaram ainda mais ricos no ano passado, divulgou um estudo anual realizado pela revista Exame sobre as maiores fortunas de Portugal. Os três mais ricos do país, encabeçados pelo Américo Amorim, têm quase metade do valor das 25 maiores fortunas de Portugal, que acumularam 15 mil milhões de euros em 2015, ou seja, 8,3% do PIB nacional face aos 14,3 mil milhões de 2014.
Américo Amorim, que continua a ocupar o 1.º lugar da lista dos donos das maiores fortunas em Portugal, possui uma fortuna avaliada em 3,071 mil milhões de euros quando no ano passado ela rondava os 2,5 mil milhões. Ele conseguiu manter os bons resultados e lucros graças em parte à performance da Galp Energia em bolsa, alargando ainda mais a distância em relação ao segundo da lista, Alexandre Soares dos Santos, o líder da Jerónimo Martins. Este aumentou a sua fortuna em 200 milhões de euros, tendo agora 2,078 milhões de euros devido à valorização das acções da dona do Pingo Doce. Em 3.º lugar está a família Guimarães de Mello que com os investimentos no Grupo José de Mello, Brisa, CUF e Efacec, conseguiu uma fortuna avaliada em 1,285 mil milhões de euros. Já o patrão da Sonae, Belmiro de Azevedo, que chegou a ser o homem mais rico de Portugal, desceu para a 4.ª posição, com 1,150 milhões de euros. Destaque também para a mulher mais rica de Portugal, a empresária Maria Isabel Martins dos Santos (não é a "princesa de Angola" Isabel dos Santos mas sim a prima de Alexandre Soares dos Santos), em 8.º lugar e que passou de uma fortuna de 448 milhões de euros em 2014 para 545,5 milhões de euros devido aos cerca de 10% da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, dona da Jerónimo Martins.
Aqui o top 10 dos mais ricos de Portugal:

1. Américo Amorim: 3071 milhões de euros
2. Alexandre Soares dos Santos: 2078 milhões de euros
3. Família Guimarães de Mello: 1285 milhões de euros
4. Belmiro de Azevedo: 1150 milhões de euros
5. António da Silva Rodrigues: 1115 milhões de euros
6. Família Alves Ribeiro: 972 milhões de euros
7. Fernando Campos Nunes: 561,9 milhões de euros
8. Maria Isabel dos Santos: 545,5 milhões de euros
9. Fernando Figueiredo dos Santos: 545,5 milhões de euros
10. Dionísio Pestana: 480 milhões de euros

É bom saber que não há nada de austeridade nem sacrifícios para/com essa gente...

4 comentários:

Adilson disse...

Pelo que vejo, as políticas da social-democracia não tá dando muito certo. Imagina se esse modelo não se "preocupasse" com os pobres!

FireHead disse...

Dizem que os ricos estão a ficar cada vez mais ricos e os pobres estão a ficar cada vez mais pobres, ou seja, que o fosso vai continuando a aumentar. Será verdade? Eu posso pelo menos dizer que, desde que voltei para Macau, estou mais rico que dantes quando estava em Portugal. :P

Adilson disse...

Então Deus te abençoe. És um afortunado. Não posso dizer o mesmo em relação a nós, brasileiros. Temos percebido a nossa situação quando vamos ao mercado: os alimentos básicos já subiram mais de 100% desde o final do mandato do porco Lula, quando este entregou a bananeira para a guerrilheira Dilma, que para nossa desgraça ainda não foi chutada de uma vez por todas... continua mamando às custas dos contribuintes.

FireHead disse...

Ei, é preciso ter calma! Eu disse que agora estou mais rico, mas não disse que eu estou rico! :P

Agora ganho mais do que ganhava dantes, mas agora também tenho outras responsabilidades. Se calhar até podia e devia estar a ganhar mais, mas em termos do trabalho em si que eu tenho na verdade nem sequer me posso queixar, há quem trabalhe mais do que eu e ganhe menos...

Quando ao Lula... mas então ele não foi óptimo?? Não se introduziu umas reformas sociais ou algo assim do género, o que faz com que ainda tenha muitos apoiantes??