quarta-feira, 13 de julho de 2016

Euro 2016 de hóquei em patins: Portugal goleia a Espanha!


Na final antecipada do Euro 2016 de hóquei em patins, Portugal venceu a vizinha Espanha por incríveis 6-1 num grande jogo que correspondeu às espectativas dos adeptos.
Perante cerca de 2300 pessoas presentes no Pavilhão Salvador Machado, a equipa das quinas só dominou o jogo por completo na segunda parte depois de uma primeira parte equilibrada. Ricardo Barreiros, de grande penalidade, adiantou Portugal no marcador ainda na primeira parte. O jogador de 34 anos regressou este ano à selecção nacional tal como o veterano Reinaldo Ventura, de 38 anos, não resistindo ambos ao apelo do seleccionador Luís Sénica. Jordi Bargalló, o capitão espanhol, igualou a partida também através de penálti, incutindo mais emoção ao jogo. Com um ritmo bastante elevado, Diogo Rafael fez o 2-1 num contra-ataque e o jogo foi para o intervalo com Portugal na dianteira. No segundo tempo, Portugal entrou endiabrado e a Espanha ficou sem argumentos para contrariar essa postura: Hélder Nunes, João Rodrigues, Rafa, Gonçalo Alves e novamente Diogo Rafael encerraram as contas da goleada. "Fomos humildes, respeitámos a Espanha, uma grande equipa, percebemos que tínhamos condições e fomos crescendo, ganhando confiança. Não vencemos nada, vencemos possivelmente o grupo e vamos calmamente no nosso trajecto. Vamos continuar a acreditar, com o público do nosso lado", disse o selecionador à RTP no fim do jogo.
Nos outros jogos desta segunda jornada da fase de grupos, a Suíça ganhou à Áustria por 4-1. No grupo A, a França venceu a Inglaterra por 2-0 e a Itália esmagou a Alemanha por 11-0. Os comandados de Massimo Mariotti vingaram-se assim da eliminação nos quartos-de-final no Mundial do ano passado, conquistado pela anfitriã Argentina.
Falando novamente de Portugal: se esta selecção goleou a Espanha então significa que não ganhar este Europeu realizado em casa seria um verdadeiro desastre!

12 comentários:

Fatyly disse...

Estive a ver em directo e foi cá uma goleada e pêras. Vamos acreditar que sim, força Portugal:)

Beijos e um bom dia

Anónimo disse...

olha, pelo menos a seleção portuguesa de hockey já não é só pretos e mulatos...

wind disse...

Parabéns a Portugal!:)

Observador disse...

Grande jogo!
Há quanto tempo não goleávamos a Espanha?

FireHead disse...

Fatyly,

Eu não vi em directo, pois por cá passa às... 5:00 da manhã. Acho estúpido jogar às 22:00 da noite. É inconcebível. Espero que, à medida que se avança nas eliminatórias, Portugal passe a jogar a uma hora mais acessível.

FireHead disse...

Anónimo,

No hóquei até acontece o contrário, pois até as selecções africanas têm equipas compostas por muitos brancos, como é o caso de Angola e Moçambique. Acho que os pretos não se dão lá muito bem com este desporto, tal como não se dão com a natação. Mas, claro, nada de dizer que existem raças ou que as raças, a existirem, são diferentes umas das outras, que isso é racismo e tal...

FireHead disse...

Wind,

Ganhámos apenas mais um jogo. Nada de euforias. Um passo de cada vez. :)

FireHead disse...

Observador,

Acho que já há muito tempo mesmo, pois antes da Argentina e da Itália vencerem respectivamente o campeonato do mundo e o campeonato da Europa passados, a Espanha foi a grande dominadora durante uns anos. Esperemos agora que Portugal inicie finalmente um novo ciclo vencedor. Em termos de campeonato europeu, ainda temos mais 4 títulos que a Espanha (20), mas a nível mundial já fomos ultrapassados por eles (15 para 16). Este ano temos que ser campeões da Europa e para o ano temos que ser campeões do mundo na China, em Nanquim!

Observador disse...

Um apontamento a propósito dos angolanos e moçambicanos.
A melhor selecção portuguesa de todos os tempos era constituída - o cinco base que quase nunca era mexido - Moreira, Vaz Guedes, Fernando Adrião, Velasco e Bouçós.
Dos 5, apenas Vaz Guedes era português de Portugal. Os outros quatro, de Moçambique.

Lura do Grilo disse...

Será desta que voltamos à liderança do Hoquei mundial? Era pequenito e levava o rádio para a cama (muito baixinho para pensarem que dormia) para ouvir o relato dos jogos de Portugal.

FireHead disse...

Observador,

Sim, mas Moçambique era parte de Portugal antes do fatídico 25 de Abril de 1974.

FireHead disse...

Lura do Grilo,

Isso, a acontecer, só será daqui a três anos na melhor das hipóteses, pois se vencermos em Nanquim para o ano igualaremos o número de títulos mundiais da Espanha e para desempatarmos teremos de vencer também o outro Mundial que vem a seguir ao de 2017.

Tenho esperança nesta nova geração de hoquistas portugueses. Se ganharmos este Europeu pode ser que seja apenas o início de um novo ciclo que tardou em surgir.