terça-feira, 19 de julho de 2016

CDS-PP quer beneficiários do RSI a limpar matas


O CDS-PP quer que as pessoas que estão a receber o Rendimento Social de Inserção (RSI) e que têm capacidade activa para o trabalho, cerca de 400 mil pessoas, limpem matas e florestas públicas para fazer com que haja menos incêndios no país sobretudo nesta altura do ano. Diz o partido que os beneficiários do RSI "devem desempenhar uma função essencial" como "contra-prestação" da pensão não contributiva que recebem do Estado. O projecto de resolução dará entrada no parlamento em Setembro e recomenda ao Governo que até ao final do ano sejam celebrados "protocolos entre a administração central e câmaras municipais e juntas de freguesia" para "garantir que na próxima campanha, logo que acabem as chuvas e antes da época de incêndios, haja uma efectiva limpeza das matas nacionais públicas e dos baldios". "O que nós dizemos é que o Estado tem que dar o exemplo", reforçou o líder parlamentar do CDS-PP, Pedro Mota Soares, afirmando que a medida poderia compensar as "dificuldades que existem do ponto de vista dos recursos humanos" do Estado para limpeza de florestas, um "trabalho socialmente necessário". Além disso, o projecto engloba também "um conjunto de iniciativas" que propõem mecanismos para assegurar "julgamente sumários (em 48 horas) a quem é detido" por fogo posto e facilitar "a detenção fora de flagrante delito" sempre que "existam indícios fortes" da prática de crime de fogo posto.
Não sei porquê, cheira-me que isso não vai avante... ou não fosse Portugal um país de "direitos" e não de deveres... O quê, pôr a malta dependente de subsídios a trabalhar? Isso é que não! Trabalhem os que trabalham para a sustentarem mas é!

2 comentários:

Portuguesinha disse...

Olha, nao me importaria nada. Acho uma boa ideia. Quem já esteve desempregado sabe que a sensação de inutilidade é o pior das sensações. Ir limpar matas traria muita da energia de volta! Se fosse comigo, ia gostar. Ainda mais uma actividade ao ar livre, eheheh! Se me pagarem vou, já que a mim não dão subsídio nenhum.

FireHead disse...

Mas há gente que não gostou nada desta medida do CDS-PP, preferindo dizer que não há subsídios de deslocação ou mesmo de alimentação... Mas por acaso a proposta do CDS-PP contempla estas questões? Pois, sendo assim, e pensando melhor, se calhar é preferível as matas continuarem a arder e esses recebedores do RSI continuarem a parasitar...