terça-feira, 7 de junho de 2016

Dedé, provavelmente o jogador mais velho do mundo numa 1.ª liga

Uma figura incontornável do futebol macaense, tendo já passado por vários clubes em 30 anos
José Eduardo Rodrigues Cota Cruz, vulgo Dedé, é provavelmente o futebolista mais velho a actuar numa primeira divisão. Em entrevista ao jornal Tribuna de Macau, Dedé, que nasceu há 55 anos atrás na Beira, em Moçambique, e milita actualmente no Clube Desportivo Kei Lun (基聯體育會), contou que deixou a sua terra rumo a Lisboa com 16 anos e que foi descoberto pelo professor Rodrigues Dias, um olheiro do Sporting, em 1977 num torneio da Coca-Cola. "Ainda acreditei numa carreira profissional, mas da realidade ao sonho faltou... uma mão, para ser bem sucedido no sonho que se formava", desabafou, ele que mesmo assim em Portugal ainda alinhou em vários clubes da segunda e terceira divisão. "Representava as cores do clube de Peniche, com 25 anos de idade, quando tive um convite para vir jogar para Macau", acrescentou. "Surgiu a oportunidade de ir trabalhar para o tribunal, como escrivão judicial. Nem pensei duas vezes! Aceitei de imediato e ainda hoje o sou" e foi assim que "com a facilidade na obtenção de trabalho, o carinho com que era tratado na vida desportiva, fiz desta terra, não uma passagem mas o meu porto de abrigo (...) que conta já com 30 anos". Em relação ao futuro, Dedé recusa-se a pendurar as chuteiras. "Acredito que ainda posso contribuir, tanto a jogar como a apoiar e incentivar todos aqueles que estão a meu lado. Se sonho em termos desportivos seria ter uma academia de jovens, para formação de novos valores atendendo à vasta experiência que ganhei neste mundo tão meu... o mundo do futebol". 

Dedé, em baixo à esquerda, ajudou o Kei Lun a subir à Liga de Elite no ano passado
É verdade que o futebol de Macau vale o que vale, mas a paixão pelo futebol não deixa de ser isso mesmo, uma paixão. E das grandes na vida.

8 comentários:

Leocardo disse...

Até me veio uma lágrima ao olho...malditas cebolas. Vê lá é se não ganhas o prémio reportagem, senão depois tens aqui o "problemático" à perna:

http://www.transfermarkt.co.uk/mile-kelava/profil/spieler/165251

...e sei de mais quatro, pelo menos :D

FireHead disse...

O FC Croatia Frankfurt II está na primeira divisão de que país? Da Croácia, da Alemanha ou dos dois países ao mesmo tempo? XD

Quanto à reportagem, na boa. Uma coisa é dizer que o Dedé é provavelmente o jogador mais velho do mundo numa 1ª liga e outra é afirmar peremptoriamente que o Dedé é o jogador mais velho do mundo numa 1ª liga...

Leocardo disse...

Não reparei nesse detalhe, e nem no outro que já não é assim tão detalhe assim que é o facto de isso ser decalcado do JTM. Ainda pedia desculpa , mas como não se faz aí nenhuma referência...

FireHead disse...

Tirando o facto de ser socialista, o JTM até tem boas notícias. Mas também gosto do Ponto Final.

wind disse...

Só um olá, esta semana com muito trabalho.

CÉU disse...

Desconhecia, completamente, este futebolista, FireHead. Eu escrevi desconhecia, portanto Pretérito Imperfeito do Modo Indicativo, mas agora já fiquei a saber quem é o Dedé.
Compreendo a paixão pelo futebol, desporto das massas, que não é a minha.

Beijo e dias felizes.

FireHead disse...

Wind,

Ter muito trabalho é bom sinal! É sinal de que pelo menos há trabalho! :)

FireHead disse...

CÉU,

Ele é o exemplo perfeito de como a idade não é um impecilho para a prática do futebol. O que vale é que aqui em Macau o futebol também não é assim muito puxado e a esmagadora maioria dos jogadores nem sequer é profissional. Aliás, na verdade nem sei se há ou não há jogadores profissionais a actuar em Macau.