quinta-feira, 19 de maio de 2016

Descoberta a tumba do primeiro santo búlgaro


Segundo isto aqui, no ano passado foi encontrada nas ruínas daquela que era a maior basílica da Europa antes de ser construída a Basílica de São Pedro em Roma a tumba do príncipe Enravota (Енравота), que viveu na Bulgária do século IX e que foi executado pelo seu irmão mais novo, Malamir (Маламир), por se recusar a renunciar ao Cristianismo, tornando-se assim no primeiro mártir cristão do país e mais tarde também no primeiro santo búlgaro. O povo pagão da altura (a Bulgária já tinha então uma população multiétnica: eslavos, trácios, túrquicos ou bizantinos, estes últimos cristãos) não queria que Enravota se tornasse no novo monarca, portanto, e como o paganismo é uma religião "pacífica" e "tolerante" como o seu irmão igualmente pagão que é o islão, Malamir condenou-o à morte por "traição" (apostasia) e por preferir um "deus estrangeiro", que por acaso é apenas e só o único Deus que existe. De acordo com o arcebispo Teofilacto Hephaistos (Теофилакт Охридски) de Ohrid, do século XI, antes de morrer Enravota terá dito o seguinte: "Esta fé, que agora eu morreria por ela, espalhar-se-á e crescerá por todo o território búlgaro, mesmo que queiras oprimi-la matando-me. Seja como for, o Sinal de Cristo irá estabelecer-se e as igrejas de Deus irão ser construídas em toda parte e os padres mais puros irão servir ao Deus puro e oferecerão o 'sacrifício da oração e da confissão' à revigorante Trindade. Ídolos e sacerdotes também, e os seus ímpios templos desmoronarão e virarão nada, como se jamais tivessem existido. Além disso, apenas tu (Malamir), depois de muitos anos, irás jogar fora a tua ímpia alma sem receber nada como recompensa pela tua crueldade".
Acho piada a isso de dizer que Jesus Cristo é um "deus estrangeiro". Sim, a gente sabe que o Cristianismo nasceu em Israel e que saiu do seio do Judaísmo. E depois, a humanidade também não surgiu primeiro em África? E de onde terão vindo os "deuses étnicos e nacionais" da Europa? Deixem-me adivinhar: do Médio Oriente? Do Norte de África? Talvez da Atlântida, já agora? Será que os "deuses europeus" nasceram com as primeiras populações extraeuropeias que chegaram e começaram a habitar no velho continente? Que dizer da tal cena do indo-arianismo que faz com que haja "primos" ou "parentes étnicos" na Europa e no Médio Oriente??
O termo "pagão" vem do latim paganus e significa pessoa da aldeia. Essa palavra era usada pelos primeiros cristãos de forma pejorativa para os que tinham tradições politeístas. Mas estar agora a dizer que os pagãos são campónios é ofender estes últimos, pois os pagãos sacralizam a Natureza que nem os homens primitivos. Ou mesmo chimpanzés.

2 comentários:

CENSURADO AGAIN disse...

AQUILO PODE SER UM TOC CHIMPANZE E NÃO RELIGIÃO QUANTO A ESSE TRAIDOR É UM FDP

FireHead disse...

Não, o filho da puta és tu.