domingo, 29 de maio de 2016

A velha história do atraso dos países de cultura católica


Hoje, a propósito da velha história do atraso dos países de cultura católica, demonstro como a tese de Weber que tem grandes adeptos, ainda que não totalmente original, já tinha sido antecedida cerca de trinta anos pela tese de Antero de Quental com o sugestivo título de "Causas da decadência dos povos peninsulares" (mas claro, como é português a relevância é menor). Ambas as teses estão viciadas, mas não cabe aqui discutir isso (1). 
É interessante como mesmo catedráticos e estudantes quase divinizem uma teoria que várias vezes já foi refutada pela historiografia. Talvez porque a tese de Weber pareça elegante a olhos deslumbrados, principalmente a povos como os de cultura católica que sempre desprezaram a sua identidade para preferir imitar o estrangeiro (i,e., os povos protestantes). E não é de admirar que um professor de Direito se sinta tentado a preferir o protestantismo ao Catolicismo, o próprio Direito português é muitas vezes copiado de países protestantes (a Alemanha principalmente).
O trauma em questão vem a propósito do suposto atraso das nações católicas em relação às nações protestantes, um velho estribilho oitocentista que ganhou raízes profundas nas nossas academias. O argumento é falso e já o demonstrarei. Ofereço a proposta de Hayek que no discurso perante a Academia Sueca citou dois escolásticos ibéricos: Luís de Molina e Juan de Lugo, afirmando que a análise económica austríaca não era uma novidade, já tinha sido formulada nos século XVI e XVII e tinham origem católica e espanhola. 
Exactamente, as ideias do capitalismo emergiram da Europa mediterrânica, herdeira da tradição grega, romana e tomista (3), influência muito mais decisiva do que na tradição dos filósofos escoceses do século XVIII (Adam Smith e David Hume). O mesmo Hayek cita diversas vezes Molina, sim, Luís de Molina, um padre jesuíta espanhol, a propósito da ideia do equilíbrio natural do mercado na formação do «preço natural» ou do «preço justo». 
Aliás, foram dominicanos e jesuítas, professores de Moral e Teologia em universidades, como a de Salamanca e a de Coimbra, que constituíram os focos mais importantes do pensamento durante o Século de Ouro espanhol, antecedendo Smith e antecipando em séculos a Escola Austríaca. E mesmo as teorias do protestante John Locke sobre o consentimento popular e a superioridade popular no governo já tinham encontrado fundamento num escolástico de Salamanca chamado Juan de Mariana, embora também descritas por Suarez, outro grande teólogo (e o fundador do Direito Internacional moderno). 
Quanto ao capitalismo das nações protestantes, tanto Hugh Trevor Ropper, como Michael Novak (4), tinham já explicado que «a ideia de que o capitalismo industrial de larga escala era ideologicamente impossível antes da Reforma é negada pelo simples facto de que ele já existia» (ROPPER). Aliás, Michael Novak descobre o desenvolvimento do capitalismo em cidades como Antuérpia, Lisboa, Milão, Lucena, refutando assim a tese de Weber da "ética protestante". 
E vem acrescentar ainda Henri Pirenne, uma década depois da publicação do livro de Weber ("A Ética protestante e o espírito do capitalismo"), baseando-se em documentação anterior à Reforma, de que "os aspectos essenciais do capitalismo - iniciativa individual, avanços no crédito, lucros comerciais, especulação, etc. - se podem encontrar a partir do século XII nas cidades-república da Itália - Veneza, Génova e Florença". 
Como explicar então o declínio peninsular? O que aconteceu deve-se aos ciclos históricos de ascensão e decadência dos povos. Simplesmente, aproveitando as palavras de Rodney Stark, os países protestantes do norte ocuparam o lugar outrora "ocupado pelos velhos centros capitalistas do Mediterrâneo". Depois os países mediterrânicos, Portugal e Espanha, falharam em deduzir o sistema económico para o qual tanto contribuíram e perderam o passo do tempo. Tragicamente, também povos que passaram os últimos duzentos anos a copiar instituições contrárias à sua cultura, o que resultou em guerras e revoluções constantes ao longo do século XIX até ao século XX. 
Mas não perdendo o fio ao pensamento. O ciclo dos pensadores da escolástica da Salamanca teria ainda um novo fôlego com o catalão Jaime Balmes (1810-1848), que além de teólogo foi economista e político católico, foi ele quem elaborou a lei da utilidade marginal vinte e sete anos antes de Carl Menger. 
Sim, é verdade que o capitalismo tem origem religiosa, mas não é protestante, mas católica. 

DS 

(1) uma desmistificação da tese de Weber: "Max Weber: The Lawyer as Social Thinker" Frank Parkin,Stephen P. Turner,Regis A. Factor (pp.162, 164, 165). 
(2) "The Victory of Reason - How Christianity Led to Freedom, Capitalism and Western Success", Rodney Stark (pp.11-12) 
(3) "As raízes escolásticas da Escola Austríaca e o problema com Adam Smith", Jesús Huerta de Soto 
(4) mais uma desmistificação de Weber: "The Spirit of Democratic Capitalism", Michael Novak (pp.276-277) 


O mito do colonizador protestante
Fonte: O Tradicionalista

80 comentários:

Anónimo disse...

No Brasil, alguns repetem essa mesma coisa dos ingleses, e o rancor contra Portugal parece ser triplificado

Anónimo disse...

Uma das principais causas do atraso de Portugal tem a ver com a burocracia inerente a cultura portuguesa. Não sei quando começou, mas o nosso país sempre foi visto como um "não faz nem deixa fazer".

FireHead disse...

«No Brasil, alguns repetem essa mesma coisa dos ingleses, e o rancor contra Portugal parece ser triplificado»

Não sei de que se queixam os brasileiros em relação a Portugal. Quiseram a independência, conseguiram-na e agora qual é o problema com Portugal?

FireHead disse...

«Uma das principais causas do atraso de Portugal tem a ver com a burocracia inerente a cultura portuguesa. Não sei quando começou, mas o nosso país sempre foi visto como um "não faz nem deixa fazer".»

Eu acho que isso começou com o Salazar, o mauzão! Nos tempos do Estado Novo Portugal era uma miséria, pobre, não tinha futuro. Ainda bem que o 25 de Abril libertador chegou em 1974 e fez com que, desde então, Portugal passasse a ser uma potência europeia e mesmo mundial. :)

Anónimo disse...

Acho errado por Jamaica aí. Eles não são um país desenvolvido, com um enorme PIB, mas não é por isso que deixa de ser um bom lugar. A qualidade de vida lá é ótima(já visitei), o IDH de 719(elevado). É facil também pegar uma foto de uma favela na Jamaica e dar a entender que é um país ruim e que é por causa dos britânicos. Vamos então pegar uma foto de favelas no EUA e Canadá e Chile dizer que são horríveis, e dar a impressão que são países ruins(culpa de quem colonizou?)quando na verdade são países bons..

wind disse...

Resto de bom domingo:)

RICARDO DA SILVA LIMA disse...

«Uma das principais causas do atraso de Portugal tem a ver com a burocracia inerente a cultura portuguesa. Não sei quando começou, mas o nosso país sempre foi visto como um "não faz nem deixa fazer".»

Eu acho que isso começou com o Salazar, o mauzão! Nos tempos do Estado Novo Portugal era uma miséria, pobre, não tinha futuro. Ainda bem que o 25 de Abril libertador chegou em 1974 e fez com que, desde então, Portugal passasse a ser uma potência europeia e mesmo mundial. :)"

Um, sinto que o Firehead, hoje, está bem sarcástico :P.

Douglas Sulzbach disse...

Esse é o principal argumento dos protestantes quando querem defender sua crença e quando querem-na impôr aos demais: todos os países supostamente protestantes seriam de primeiro mundo e ricos, a exemplo dos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra...alegam que os Estados Unidos e Europa estão decaindo devido ao crescimento do catolicismo, acreditas? Por outro lado, é verdade que estão decaindo, mas não é por causa do catolicismo, é justamente por causa do enfraquecimento da fé, coisa que o protestantismo nunca consegue segurar: seus fieis!

FireHead disse...

Anónimo,

Culpa de quem colonizou? Se formos por aí então o melhor seria os europeus não terem andado a colonizar. A esta hora os nazionalistas estariam todos felizes e contentes. :)

FireHead disse...

Wind,

E agora uma boa semana. :)

FireHead disse...

RICARDO DA SILVA LIMA,

Para mim é sarcasmo, mas para os abrilistas é capaz de ser a mais pura das verdades. :)

FireHead disse...

Douglas Sulzbach,

Exactamente. E é justamente nos países tradicionalmente protestantes que a derrocada é ainda maior. Eu ainda sou do tempo em que se ouvia dizer que os países nórdicos da Europa tinham as mais altas taxas de suicídio e isso devido precisamente ao protestantismo. Agora se é ou não verdade, não sei. Só sei que o luteranismo é o pai do relativismo europeu.

Leocardo disse...

Se me permite : eu nunca ouvi falar de tal coisa . Primariamente a causa do suicídio nos países do Norte da Europa é o clima (tenho no prelo um artigo sobre os esquimós que menciona esse facto), e quanto ao que "se dizia", no meu caso nos anos 80, era que os suecos por exemplo tinham uma elevada taxa de suicídio devido às facilidades que o seu país lhes proporcionava e que levava a que ficassem desmotivados, sem objectivos e por isso dessem menos valor à vida. Muito discutível , claro mas só o meu caro para associar suicídio a religião Não que me desagrade de todo a ideia mas é altamente improvável . Cumprimentos .

FireHead disse...

Leocardo,

Pois, o que me estás tu a dizer para mim também é uma novidade (isso de ficarem desmotivados). Já ouvi que é por causa do relativismo do luteranismo e também já ouvi dizer que é por causa do clima. Também não faltam estudos que confirmam que por exemplo os religiosos são mais felizes. Mas lá está, é o que é e vale o que vale. Com certeza que para os não-religiosos a religião também é um motivo de opressão ou algo assim do género. Agradar a gregos e a troianos ao mesmo tempo é impossível.

Abraço.

Anónimo disse...

Já falaram aqui de burocracia, e realmente os países protestantes são menos burocráticos. No entanto Espanha é católica e muito menos burocrática que Portugal, por isso deve ser uma coisa cultural não obrigatoriamente culpa da igreja, mas não seria de descurar alguma influência dela na mentalidade em relação ao fazer dinheiro. O comunismo idem.

CENSURADO AGAIN disse...

Não sei de que se queixam os brasileiros em relação a Portugal. Quiseram a independência, conseguiram-na e agora qual é o problema com Portugal?

29 de maio de 2016 às 22:45

SIMPLES CULPAM PORTUGAL POR EXEMPLO POR QUE SALVADOR SÃO LUIS ETC ESTÃO TODAS LIXADAS COM NEGROS ALOGENOS E INVIAVEIS

CENSURADO AGAIN disse...

ENQUANTO O SUL MENOS ENEGRECIDO SAIU DO MATO PRO IDH MAIS ALTO

CENSURADO AGAIN disse...

OU VC ACHA QUE O MERDIL TEM FUTURO SOB SANGUE ALOGENO?

CENSURADO AGAIN disse...

NÃO TEM NEM PRESENTE E NEM PASSADO RECENTE VIDE AS DETROITS DIRÁ FUTURO FORA O PASSADO RESTO QUE NÃO SABEMOS ESCRITORES DO XVIII JA FALAVAM DA CRIMINALIDADE DE NEGROS SOB ALFORRIA AO INVES DE IREM FAZER ALGO TIPO PLANTAR A PROPRIA COMIDA IAM DESTRUIR VILAS

CENSURADO AGAIN disse...

Anónimo disse...

Uma das principais causas do atraso de Portugal tem a ver com a burocracia inerente a cultura portuguesa. Não sei quando começou, mas o nosso país sempre foi visto como um "não faz nem deixa fazer".

29 de maio de 2016 às 19:13

DNA MOURISCO MEIO É RESULTANTE NÃO CAUSA

CENSURADO AGAIN disse...

Anónimo Anónimo disse...

Acho errado por Jamaica aí. Eles não são um país desenvolvido, com um enorme PIB, mas não é por isso que deixa de ser um bom lugar. A qualidade de vida lá é ótima(já visitei), o IDH de 719(elevado). É facil também pegar uma foto de uma favela na Jamaica e dar a entender que é um país ruim e que é por causa dos britânicos. Vamos então pegar uma foto de favelas no EUA e Canadá e Chile dizer que são horríveis, e dar a impressão que são países ruins(culpa de quem colonizou?)quando na verdade são países bons..

30 de maio de 2016 às 00:09

VC DEVE TER IDO SÓ NA PARTE TURISTICA QUALQUER UM PODE IR NA PARTE TURISTICA AB DE PAISES E LOCAIS POBRES E DIZER QUE SÃO RICOS

CENSURADO AGAIN disse...

QUE EU SAIBA O LUGAR MENOS LIXADO DALI SÃO OS BARBADOS E MESMO ASSIM NÃO É PRIMEIRO MUNDO

CENSURADO AGAIN disse...

ISSO DAS ILHAS NO MAINLAND É A COSTA RICA

CENSURADO AGAIN disse...

CUBA TINHA POTENCIAL POR QUE TEM MENOS NEGROS (AO MENOS COMPARADO COM AS OUTRAS) MAS FOI POR ISSO MESMO QUE FIDEL GOLPEOU

CENSURADO AGAIN disse...

SEGUNDO ESCRITOS DELE PROPRIO TINHA ALGO A ROUBAR O SISTEMA BRANCO DE COLONOS ESPANHOIS ERA MAIS EFICIENTE PRA ROUBAR POR ISSO MESMO CUBA NOS FINS DO XIX AINDA ERA A MAIS RICA DO ULTRAMAR ESPANHOL AINDA COM A MESMA ECONOMIA SACARITICA DA NOVA HOLANDA SÓ QUE AINDA ESTAVA SOB A METROPOLE NÃO VIROU PARTE DO MERDIL PRA DECAIR SOB A VDF

CENSURADO AGAIN disse...

Blogger FireHead disse...

Anónimo,

Culpa de quem colonizou? Se formos por aí então o melhor seria os europeus não terem andado a colonizar. A esta hora os nazionalistas estariam todos felizes e contentes. :)

30 de maio de 2016 às 12:59

O CELSO NÃO É NAZIONALISTA E DIZ ISSO A TODO O TEMPO QUE ERA MELHOR PORTUGAL NUNCA TER COLOCADO OS PÉS NO LIXÃO LA FORA E EU CONCORDO O MERDIL ESTARIA MELHOR SOB A VEGETAÇÃO PRE DESMATAMENTO E OS TUPIS

CENSURADO AGAIN disse...

Blogger Leocardo disse...

Se me permite : eu nunca ouvi falar de tal coisa . Primariamente a causa do suicídio nos países do Norte da Europa é o clima (tenho no prelo um artigo sobre os esquimós que menciona esse facto), e quanto ao que "se dizia", no meu caso nos anos 80, era que os suecos por exemplo tinham uma elevada taxa de suicídio devido às facilidades que o seu país lhes proporcionava e que levava a que ficassem desmotivados, sem objectivos e por isso dessem menos valor à vida. Muito discutível , claro mas só o meu caro para associar suicídio a religião Não que me desagrade de todo a ideia mas é altamente improvável . Cumprimentos .

30 de maio de 2016 às 13:54

FALSO HA PADRÕES RACIAIS O LESTE TENDE A TER MAIS SUICIDIOS E SANGUE AMARELO IDEM O NORTE LAPONIZANTE

CENSURADO AGAIN disse...

A SERRA GAUCHA É TÃO SUBTROPICAL QUANTO OUTRAS ZONAS E TEM MAIS SUICIDIOS COM SEUS ALPINOS

CENSURADO AGAIN disse...

E O MAPA DO SUICIDIO NO BRASIL TEM PADRÕES RACIAIS MAIS QUE CLIMATICOS TAMBEM

FireHead disse...

Anónimo,

A Espanha é o quê? Católica?? Só se for nominalmente, tal como Portugal. Segundo um estudo da Igreja, em Portugal apenas 10% dos cerca de 90% da população portuguesa (que se afirma católica) é praticante. Em Espanha, e estou a citar dados da Wikipédia, apenas 13,3% dos 76% dos que se declaram católicos é que praticam o Catolicismo. A tradição católica dos países da Europa está a virar aos poucos história. E à medida que isso vai acontecendo as próprias nações vão-se definhando. Aliás, a descristianização é uma das características da decadência ocidental.

Quanto ao comunismo, trata-se de uma ideologia de essência ateia.

FireHead disse...

CENSURADO AGAIN,

«SIMPLES CULPAM PORTUGAL POR EXEMPLO POR QUE SALVADOR SÃO LUIS ETC ESTÃO TODAS LIXADAS COM NEGROS ALOGENOS E INVIAVEIS»

Ai é, a carneirada que está ressentida com Portugal é assim tão estúpida como tu?? Então o Brasil deveria estar safo, não??

«OU VC ACHA QUE O MERDIL TEM FUTURO SOB SANGUE ALOGENO?

Os brancos também não são alógenos no Brasil? Vá, diz lá que não, que os brancos têm todo o direito de roubar o hinterland mais o espaço vital dos outros... Além disso, tu és merdileiro, e reflectes a decadência merdileira.

«NÃO TEM NEM PRESENTE E NEM PASSADO RECENTE VIDE AS DETROITS DIRÁ FUTURO FORA O PASSADO RESTO QUE NÃO SABEMOS ESCRITORES DO XVIII JA FALAVAM DA CRIMINALIDADE DE NEGROS SOB ALFORRIA AO INVES DE IREM FAZER ALGO TIPO PLANTAR A PROPRIA COMIDA IAM DESTRUIR VILAS»

Sim, só há criminalidade de negros... os brancos nunca cometem crimes... É tudo DNA e tal... Hitler, Estaline, Mao Tsé-tung, Che Guevara, etc. eram todos pretos.

«DNA MOURISCO MEIO É RESULTANTE NÃO CAUSA»

Adoras o DNA mourisco mais os deliciosos caracóis cozidos ou caracoletas assadas mais umas boas sandes de couratos é que tudo haram.

«VC DEVE TER IDO SÓ NA PARTE TURISTICA QUALQUER UM PODE IR NA PARTE TURISTICA AB DE PAISES E LOCAIS POBRES E DIZER QUE SÃO RICOS»

Pois, podia ter ido ao equivalente às favelas do Brasil.

«CUBA TINHA POTENCIAL POR QUE TEM MENOS NEGROS (AO MENOS COMPARADO COM AS OUTRAS) MAS FOI POR ISSO MESMO QUE FIDEL GOLPEOU»

Cuba tem menos negros onde? Só se for em casa do Fidel.

«SEGUNDO ESCRITOS DELE PROPRIO TINHA ALGO A ROUBAR O SISTEMA BRANCO DE COLONOS ESPANHOIS ERA MAIS EFICIENTE PRA ROUBAR POR ISSO MESMO CUBA NOS FINS DO XIX AINDA ERA A MAIS RICA DO ULTRAMAR ESPANHOL AINDA COM A MESMA ECONOMIA SACARITICA DA NOVA HOLANDA SÓ QUE AINDA ESTAVA SOB A METROPOLE NÃO VIROU PARTE DO MERDIL PRA DECAIR SOB A VDF»

Ya ya e depois veio o comunismo e tal...

«O CELSO NÃO É NAZIONALISTA E DIZ ISSO A TODO O TEMPO QUE ERA MELHOR PORTUGAL NUNCA TER COLOCADO OS PÉS NO LIXÃO LA FORA E EU CONCORDO O MERDIL ESTARIA MELHOR SOB A VEGETAÇÃO PRE DESMATAMENTO E OS TUPIS»

Claro porque assim ele não teria nascido em África... XD

«A SERRA GAUCHA É TÃO SUBTROPICAL QUANTO OUTRAS ZONAS E TEM MAIS SUICIDIOS COM SEUS ALPINOS»

Já agora, são mais os brancos que se matam, né??? XD

Teera disse...

CENSURADO: para de falar merda. Cuba era mrljor porque tinha menos pretos???? Mas Barbados, Jamaica e Bahamas tem muito mais pretos(a maior parte da populaçao é preta) e sao melhores fo que muitos paises nao pretos. Nao julgue um pais pela quantidade de pretos, como se a cor da pele de um povo fizesse eles terem um pais menos ou mais desenvolvido.

Sim, Jamaica é um otimo país. Te faço a mesma pergunta se um dia for para a europa:
VC DEVE TER IDO SÓ NA PARTE TURISTICA QUALQUER UM PODE IR NA PARTE TURISTICA AB DE PAISES E LOCAIS POBRES E DIZER QUE SÃO RICOS

FireHead disse...

Teera,

Não discutas com o CENSURADO AGAIN. Para ele tudo se resume ao DNA.

CENSURADO AGAIN disse...

Ai é, a carneirada que está ressentida com Portugal é assim tão estúpida como tu?? Então o Brasil deveria estar safo, não??

INFELIZMENTE O QI EM MUITAS ZONAS DO MERDIL GIRA AO REDOR DOS 80 OU SEJA ELES NÃO TEM CAPACIDADE PRA ENTENDER O BASICO DIRÁ

CENSURADO AGAIN disse...

Os brancos também não são alógenos no Brasil? Vá, diz lá que não, que os brancos têm todo o direito de roubar o hinterland mais o espaço vital dos outros... Além disso, tu és merdileiro, e reflectes a decadência merdileira.

KK EU NÃO FAÇO DETROITS IMBECIS COMO REFLICTO SE LUTO CONTRA ELA?

CENSURADO AGAIN disse...

Os brancos também não são alógenos no Brasil? Vá, diz lá que não, que os brancos têm todo o direito de roubar o hinterland mais o espaço vital dos outros...

SÃO NOSTRATICOS E GOYINS MENOS ALOGENOS QUE NEGROS E JUDEUS E MAIS PRODUTIVOS O DEFEITO DELES É A EXPANSIVIDADE E TRATAR A ZONA RACIAL VERDE COMO QUINTAL E COLONIA DELES COMO QUE HERDADO DE PORTUGAL DESDE A CASA DE AUSTRIA

CENSURADO AGAIN disse...

Adoras o DNA mourisco mais os deliciosos caracóis cozidos ou caracoletas assadas mais umas boas sandes de couratos é que tudo haram.

MOURISCO É MERO EUFEMISMO PRA PROTO DECAIDO COM SANGUE PROTO SANOIDE EX MED SUB MED VIA RESIDUOS NGGRS

CENSURADO AGAIN disse...


Pois, podia ter ido ao equivalente às favelas do Brasil.

MESMO ESTAS VARIAM MUITO CA HA METROPOLES COMO BELEM A MAIOR DA AMAZONIA ORIENTAL E BOCA DA HILEIA ETC ELA TEM MAIS DE UM EM 2 HABITANTES EM PALAFITAS É A UNICA DO MERDIL NESSE ESTADO DAS MAIORES JA OUTRAS CAPITAIS DA COSTA LESTE SETENTRIONAL NA ZONA DO GUAJU E ARACAJU TEM INDICES INFERIORES A 10%-12,5% DE FAVELIZAÇÃO E MESMO MUITAS FAVELAS NESSES LOCAIS SÃO TÃO URBANIZADAS E POSSUEM COISAS QUE MUITOS BAIRROS TARDIOS NÃO POSSUEM TIPO PAVIMENTAÇÃO ETC OU SEJA MUITOS FORISTAS DO SKYSCRAPER CITY DIZEM CLARAMENTE QUE PODIAM FACILMENTE SE PASSAR POR PEQUENAS VIELAS DE BAIRROS POBRES EM OUTRAS ZONAS E NÃO POR FAVELAS

CENSURADO AGAIN disse...

VEJA A RODESIA FOI SÓ OS BRANCOS SEREM EXPULSOS PELOS REDS E NIGGERS E JUDEUS LATIFUNDIARIOS ETC E DE CELEIRO PASSOU A MENDICANTE EMIGRADOR PRA ZONAS VIZINHAS QUE ESTÃO NO MESMO PROCESSO DE FALENCIA JUSTAMENTE PELA CAUSA SIMILAR

CENSURADO AGAIN disse...

Ya ya e depois veio o comunismo e tal...


JUSTAMENTE POR QUE PELOS ESCRITOS DELE CUBA POR SER A ILHA MAIS RICA TINHA MAIS O QUE PILHAR TODOS SABEMOS QUE REDS NÃO PRODUZEM SÓ SUGAM CABIDÃO ATE FICAR SÓ A CARCAÇA DAS RUINAS NA ILHA

CENSURADO AGAIN disse...

E ERA A MAIS RICA POR QUE TINHA REALMENTE MAIS AREA E MAIS COLONOS

CENSURADO AGAIN disse...

TANTO QUE ERA A SEDE DA CAPITANIA DE CUBA QUE IA ATE O SE DA AMERICA DO NORTE NO MAINLAND

CENSURADO AGAIN disse...


Claro porque assim ele não teria nascido em África... XD

NÃO SÓ ELE PENSA EM PORTUGAL TIPO ALEM DE NÃO NASCER EM AFRICA ESTARIA NUM PORTUGAL AINDA LIMPO

CENSURADO AGAIN disse...

Já agora, são mais os brancos que se matam, né??? XD

31 de maio de 2016 às 00:01

COMO DISSE HA UM PADRÃO LNNE OU SEJA POVOS AMARELOS DO NORTE E BRANCOS COM SANGUE DELES

CENSURADO AGAIN disse...

MAS HA ZONAS HISPANICAS MINORICAS NO MAPA DO SUICIDIO NO MERDIL E SÃO JUSTAMENTE ONDE O ELEMENTO OCIDENTAL E O NATIVO MAIS SE CRUZARAM OU SEJA TAMBEM O PADRÃO MONGOLOIDE-CAUCASOIDE

CENSURADO AGAIN disse...

OS NEGROS SÃO MAIS DADOS A TRANSTORNOS DE ANSIEDADE IDEM MESTIÇOS COM "RESIDUOS" DELES JA DEPRESSÃO E SUICIDIOS PARECE SER MAIS COISA DA RAÇA MONGOLOIDE E POVOS CAUCASOIDES COM MAIS SANGUE DELES E RAÇAS TRANSITORIAS ENTRE ELES MAIS PURAS ETC JA BIPOLARES TENDE A SER UMA RECOMBINAÇÃO IMPURA DE AMBOS TENDE A DAR MAIS EM MONGRELS

CENSURADO AGAIN disse...

31 de maio de 2016 às 07:10

VC FALA ISSO EM CAUSA PROPRIA QUEM SUSTENTA ESSES PAÍSES SÃO TURISTAS BRANCOS APOSENTADOS DE MEIA IDADE E NO BARBADOS A LIDER OFICIAL AINDA É A RAINHA DE LONDRES

CENSURADO AGAIN disse...

TIRA ESSES BRANQUELOS ATRAIDOS PELO BAIXO CUSTO JA PELO ATRASO NEGRO E VE SEM O TURISMO O QUE VIRAM

CENSURADO AGAIN disse...

Não discutas com o CENSURADO AGAIN. Para ele tudo se resume ao DNA.

31 de maio de 2016 às 11:12

OBVIO A REALIDADE É A REALIDADE O RESTO É MERA CAUSA PROPRIA ESTUPIDA

CENSURADO AGAIN disse...

94 Baixa (1) Dominica 0,724 Aumento 0,001
94 Baixa (11) Líbia 0,724 Baixa 0,014
96 Estável Tunísia 0,721 Aumento 0,001
97 Estável Colômbia 0,720 Aumento 0,002
97 Aumento (1) São Vicente e Granadinas 0,720 Aumento 0,003
99 Baixa (1) Jamaica 0,719 Aumento 0,002

SIM A JAMAICA É PRIMEIRO MUNDO POSIÇÃO 100 PRATICAMENTE EM 200 PAÍSES BEM LONGE DAS PRIMEIRAS POSIÇÕES ATRAS DE INFERNOS ATE SOB GUERRA CIVIL

CENSURADO AGAIN disse...

107 Jamaica 8,487

98 São Vicente e Granadinas 10,560
99 Dominica 10,372
100 Namíbia 10,234
101 Indonésia 9,635
102 Sri Lanka 9,583

— Mundo[6] [7] 14,307

QUASE METADE DO PIB PER CAPITA MUNDIAL MEDIO GRANDE POTENCIA ECONOMICA KK FAIL

CENSURADO AGAIN disse...

O PIB MICROSCOPICO EU NEM FALO POR QUE É UMA ILHOTA MENOR QUE O MENOR ESTADO DO MERDIL COM POPULAÇÃO TAMBEM MENOR QUE ESTE

CENSURADO AGAIN disse...

https://www.google.com.ar/search?q=JAMAICAN+POOR&biw=1093&bih=519&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi5gM2KjoTNAhVJKCYKHTL3BTEQ_AUIBigB

TUA DEEP JAMAICA AI

FireHead disse...

«KK EU NÃO FAÇO DETROITS IMBECIS COMO REFLICTO SE LUTO CONTRA ELA?»

Lutas contra ela? Como? Atrás do PC floodando os blogues? Heh.

«NÃO SÓ ELE PENSA EM PORTUGAL TIPO ALEM DE NÃO NASCER EM AFRICA ESTARIA NUM PORTUGAL AINDA LIMPO»

Sim, Portugal agora está muito sujo. Há demasiado lixo. Mas já há muita gente também a fazer a separação de lixo agora.

«OBVIO A REALIDADE É A REALIDADE O RESTO É MERA CAUSA PROPRIA ESTUPIDA»

Ya e a realidade diz que tu és estúpido.

Teera disse...

(Por favor)CENSURA(Deus):
Ai voce vai no Canadá/Australia e escuta um negro ou asiatico falar "VC FALA ISSO EM CAUSA PROPRIA QUEM SUSTENTA ESSES PAÍSES SÃO TURISTAS NEGROS E ASIATICOS APOSENTADOS DE MEIA IDADE E NO CANADA A LIDER OFICIAL AINDA É A RAINHA DE LONDRES... TIRA ESSES ASIATICOS/NEGROS ATRAIDOS PELO BAIXO CUSTO JA PELO ATRASO BRANCO E VE SEM O TURISMO O QUE VIRAM"

Teera disse...

BARBADOS E BAHAMAS segundo outras fontes tem IDh de 780. Mauritius e Seychelles (paises africanos) tem idh entre 770 e 780. O Brasil tem idh menor do que desses paises mesmo tendo menos negros!!! Ter muitos ou poucos negros num pais nao significa nada!! O país esta a merda que esta por culpa do povo brasileiro, muitos paises da Africa nao se desenvolvem por culpa do povo e muitos paises da Europa e Asia nao se desenvolvem por culpa do povo. Nao tem nenhuma ligaçao entre desenvolvimento de um país e cor de pele. Pode haver uma relaçao entre disciplina e desenvolvimento, mas entre desenvolvimento e cor nao, só nessa sua cabecinha racialista(talvez racista) mesmo!!

O Sul ja foi melhor. Hoje prefiro mil vezes ir para o interior de SP visitar Campos do Jordao ou ir para outras regioes do Sudeste e Nordeste(que façam frio, pois eu adoro frio) do que ir para o Sul. Faz tempo que essa regiao esta falida. Ate mesmo a cultura, eles estao esquecendo. Quantos sulistas falam o idioma de seus antepassados? Quantos sabem a dança tipica? Quantos sabem a historia do Sul? A maioria nao sabe. Nao faz questao de saber.

Teera disse...

Sim, só na Jamaica tem isso ne? Veja umas fotinho da França: https://www.google.com.br/search?q=France+poor&client=ms-android-om-lge&hl=pt-BR&prmd=sinv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiNnKWN9YTNAhVFEJAKHRPIDygQ_AUICSgC&biw=320&bih=451

Douglas Sulzbach disse...

Censurado: a solução é simples, tira os alógenos das zonas tropicais e substitua-os pelos detroits albinos braquelos das zonas inferiores da Europa nórdica e depois, mistura com os judeus do hemisfério setentrional do Merdil, aguarda pelo menos 50 anos (ou até os alógenos do norte do hemisfério meridional do norte se tornarem brancos de tanto andarem com os alógenos branquelos) e aí observa as taxas de suicídio nos quatro cantos, nos continentes alógenos, nos continentes branquelos, nos hemisférios tropicais e nas zonas subtropicais e aí tira tuas conclusões!
Pois é, falei no idioma deste sujeito (idioma merdilês ou aquele em tudo se resume à raça ou genética), vamos ver se assim ele entende!

Anónimo disse...

tostesterona é um importante hormonio regulador do humor . a estudos que ligam a menor proporçao deste hormonio, em nordicos e leste asiaticos ,ao suicidio . Oque se tambem sabe é que as taixas mais baixas de suicidas se da em paises da africa subsariana ,que por "coincidencia" agrupa a populacao com maior nivel deste hormonio .

FireHead disse...

Douglas Sulzbach,

Vamos ver se ele assim o quê? Entende?? Ele nem sequer deve saber o que é que significa o verbo entender... XD

FireHead disse...

Anónimo,

Ahá! Ainda bem que tudo pode ser cientificamente testado e comprovado!! XD

FireHead disse...

Teera,

Não vale a pena, amiga. Se tu confrontares o CENSURADO AGAIN com o exemplo de um sobredotado (ou seja, alguém com um QI elevado) que é de raça negra, ele inventa logo de seguida inúmeras desculpas esfarrapadas só para te explicar que os negros são todos burros sim, porque é uma questão de DNA, e as excepções tornam-se generalizações, etc. etc. Estares a discutir com ele é atirar pérolas aos porcos.

CENSURADO AGAIN disse...

Lutas contra ela? Como? Atrás do PC floodando os blogues? Heh.

AO MENOS NÃO AS FAÇO COMO VC DISSE QUE EU AS REFLICTO

CENSURADO AGAIN disse...

SEQUER QUERO TER FILHOS POIS SEI O TRABALHO QUE DÃO E COMO SE CORROMPEM HOJE EM DIA ENQUANTO ISSO VEJO POR AI PESSOAS COM ASPAS COM DNA PROTO-AUSTRALOIDESCO SE REPLICANDO POR MIL PRA MAIS DECADENCIA

CENSURADO AGAIN disse...

Sim, Portugal agora está muito sujo. Há demasiado lixo. Mas já há muita gente também a fazer a separação de lixo agora.

MOURARIA JA É INVIAVEL DIRÁ MAIS DECAIDA A SUB MOURO

CENSURADO AGAIN disse...

Blogger Teera disse...

(Por favor)CENSURA(Deus):
Ai voce vai no Canadá/Australia e escuta um negro ou asiatico falar "VC FALA ISSO EM CAUSA PROPRIA QUEM SUSTENTA ESSES PAÍSES SÃO TURISTAS NEGROS E ASIATICOS APOSENTADOS DE MEIA IDADE E NO CANADA A LIDER OFICIAL AINDA É A RAINHA DE LONDRES... TIRA ESSES ASIATICOS/NEGROS ATRAIDOS PELO BAIXO CUSTO JA PELO ATRASO BRANCO E VE SEM O TURISMO O QUE VIRAM"

1 de junho de 2016 às 01:58

SIM OS RAPEFUGIADOS VÃO PRA ESSES PAÍSES PARA SUSTENTAR E NÃO PRA DESTRUIR ELES COM DETROITS KK FAIL

CENSURADO AGAIN disse...

E NÃO ADIANTA VIR SOFISMAR ASIA DO CLNNE COM OUTRAS MERDAS

CENSURADO AGAIN disse...

ALIAS SE FALAMOS DE NEGROS POR QUE INFILTRAS ASIATICOS SE ESTÃO NA EURASIA E NÃO NO CONGO?ATE O NORTE DO SAARA ESTÁ MENOS PERTO DO CONGO NO DNA QUE DA EURASIA

CENSURADO AGAIN disse...

BARBADOS E BAHAMAS segundo outras fontes tem IDh de 780. Mauritius e Seychelles (paises africanos) tem idh entre 770 e 780. O Brasil tem idh menor do que desses paises mesmo tendo menos negros!!!

ILHOTAS PARAISOS FISCAIS DO QUE OS JUDEUS ROUBAM DOS BRANCOS E INVESTEM ALI PRA LAVAR DINHEIRO COMPARAR COM O MERDIL UM CONTINENTE ESCULHAMBADO POR SANGUE NEGRO PARCIAL

CENSURADO AGAIN disse...


O Sul ja foi melhor. Hoje prefiro mil vezes ir para o interior de SP visitar Campos do Jordao ou ir para outras regioes do Sudeste e Nordeste(que façam frio, pois eu adoro frio) do que ir para o Sul. Faz tempo que essa regiao esta falida. Ate mesmo a cultura, eles estao esquecendo. Quantos sulistas falam o idioma de seus antepassados? Quantos sabem a dança tipica? Quantos sabem a historia do Sul? A maioria nao sabe. Nao faz questao de saber.

1 de junho de 2016 às 02:11

SIM O IDH DO SUL SER MAIS ALTO QUE O DA BA COM SALVADOR CHEIA DE NEGROS É MERA COINCIDENCIA HEHE

CENSURADO AGAIN disse...

Ter muitos ou poucos negros num pais nao significa nada!! O país esta a merda que esta por culpa do povo brasileiro, muitos paises da Africa nao se desenvolvem por culpa do povo e muitos paises da Europa e Asia nao se desenvolvem por culpa do povo. Nao tem nenhuma ligaçao entre desenvolvimento de um país e cor de pele. Pode haver uma relaçao entre disciplina e desenvolvimento, mas entre desenvolvimento e cor nao, só nessa sua cabecinha racialista(talvez racista) mesmo!!

BURRO O DNA RACIAL É O GROSSO DO DESENVOLVIMENTO DO SUB CORTEX E RESTO NÃO HA COMO UM POVO EVOLUIR SE SEU FENOTIPO PARECE DE BICHO IDEM O RESTO

CENSURADO AGAIN disse...

NEM OS BICHOS POIS HA ANIMAIS MAIS BONITOS QUE MUITOS BIPEDES EVOLUTIVAMENTE DECAIDOS-DEGRADADOS-ESTAGNADOS MORES

CENSURADO AGAIN disse...

POR ISSO MESMO O VALOR DE MERCADO DESTES ANIMAIS É MAIOR QUE DE UM ZANJABEED VENDIDO NO INDICO POR EXEMPLO

CENSURADO AGAIN disse...

Blogger Teera disse...

Sim, só na Jamaica tem isso ne? Veja umas fotinho da França: https://www.google.com.br/search?q=France+poor&client=ms-android-om-lge&hl=pt-BR&prmd=sinv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiNnKWN9YTNAhVFEJAKHRPIDygQ_AUICSgC&biw=320&bih=451

1 de junho de 2016 às 02:17

TA MAS A FRANÇA TA CHEIA DE MERDA ALOGENA CALAIS TA CHEIA DE NEGROS E MESTIÇOS COM SANGUE NEGRO POS MEDIEVAL DA ZONA SANOIDE POS ZANJABEEDS

CENSURADO AGAIN disse...

Blogger Douglas Sulzbach disse...

Censurado: a solução é simples, tira os alógenos das zonas tropicais e substitua-os pelos detroits albinos braquelos das zonas inferiores da Europa nórdica e depois, mistura com os judeus do hemisfério setentrional do Merdil, aguarda pelo menos 50 anos (ou até os alógenos do norte do hemisfério meridional do norte se tornarem brancos de tanto andarem com os alógenos branquelos) e aí observa as taxas de suicídio nos quatro cantos, nos continentes alógenos, nos continentes branquelos, nos hemisférios tropicais e nas zonas subtropicais e aí tira tuas conclusões!
Pois é, falei no idioma deste sujeito (idioma merdilês ou aquele em tudo se resume à raça ou genética), vamos ver se assim ele entende!

1 de junho de 2016 às 03:06

BABOSEIRA SE VC MISTURA RAÇAS IMPURAS COM RAÇAS IMPURAS O RESULTADO VAI SER A MESMA MERDA AINDA MAIS SE ESTAS TIVEREM SANGUE NEGRO A FINLANDIA TINHA SANGUE AMARELO E BRANCO MESTIÇA SEM SANGUE NEGRO E DEU CERTO NO PRE LIXO OU SEJA O PROBLEMA NUNCA FOI O MESTIÇO MAS SIM O SANGUE NEGRO INFILTRADO NELE

CENSURADO AGAIN disse...

Anónimo Anónimo disse...

tostesterona é um importante hormonio regulador do humor . a estudos que ligam a menor proporçao deste hormonio, em nordicos e leste asiaticos ,ao suicidio . Oque se tambem sabe é que as taixas mais baixas de suicidas se da em paises da africa subsariana ,que por "coincidencia" agrupa a populacao com maior nivel deste hormonio .

1 de junho de 2016 às 06:56

NA VERDADE CREIO QUE O NEUROTIPO DO BRANCO MAIS PURO É O MAIS EQUILIBRADO POIS NEM TENDE AO SUICIDIO DE RAÇAS AMARELAS E SEMI AMARELAS E NEM TENDE A INSTABILIDADE NEGRA DESTRUTIVA MOR E DE RAÇAS VULGARIZADAS EX MEDS POR SANGUE NEGRO COMO HISPANICOS MAIS DECAIDOS E SANOIDES A PROPORÇÃO DE BIPOLARIDADE EM HISPANICOS COM RESIDUOS NEGROS É ALTISSIMA

CENSURADO AGAIN disse...

EU APENAS FALO A REALIDADE VCS QUE NEGAM

FireHead disse...

«AO MENOS NÃO AS FAÇO COMO VC DISSE QUE EU AS REFLICTO»

Sim, é isso mesmo, lolol.

«SEQUER QUERO TER FILHOS POIS SEI O TRABALHO QUE DÃO E COMO SE CORROMPEM HOJE EM DIA ENQUANTO ISSO VEJO POR AI PESSOAS COM ASPAS COM DNA PROTO-AUSTRALOIDESCO SE REPLICANDO POR MIL PRA MAIS DECADENCIA»

Ainda bem, pois como quem são aos seus não degenera, o mundo não precisa de mais anormais como tu.

«MOURARIA JA É INVIAVEL DIRÁ MAIS DECAIDA A SUB MOURO»

A Mouraria? Isso já vem desde os tempos dos mouros...

«SIM OS RAPEFUGIADOS VÃO PRA ESSES PAÍSES PARA SUSTENTAR E NÃO PRA DESTRUIR ELES COM DETROITS KK FAIL»

Lol, sim, a gente já sabe que para ti essa gente não sabe produzir nada, é só roubar e viver dos brancos. XD

«ILHOTAS PARAISOS FISCAIS DO QUE OS JUDEUS ROUBAM DOS BRANCOS E INVESTEM ALI PRA LAVAR DINHEIRO COMPARAR COM O MERDIL UM CONTINENTE ESCULHAMBADO POR SANGUE NEGRO PARCIAL»

Ya, os judeus que não são brancos! Os judeus são uma raça própria! Sempre os judeus! Hahahaha.

«SIM O IDH DO SUL SER MAIS ALTO QUE O DA BA COM SALVADOR CHEIA DE NEGROS É MERA COINCIDENCIA HEHE»

Como é o IDH na tua terra? Como deves viver num sítio só com brancos o IDH deve ser o mais alto do Brasil, né? XD

«BURRO O DNA RACIAL É O GROSSO DO DESENVOLVIMENTO DO SUB CORTEX E RESTO NÃO HA COMO UM POVO EVOLUIR SE SEU FENOTIPO PARECE DE BICHO IDEM O RESTO»

É por isso que não existem pretos inteligentes, né?? Hahahaha.

«BABOSEIRA SE VC MISTURA RAÇAS IMPURAS COM RAÇAS IMPURAS O RESULTADO VAI SER A MESMA MERDA AINDA MAIS SE ESTAS TIVEREM SANGUE NEGRO A FINLANDIA TINHA SANGUE AMARELO E BRANCO MESTIÇA SEM SANGUE NEGRO E DEU CERTO NO PRE LIXO OU SEJA O PROBLEMA NUNCA FOI O MESTIÇO MAS SIM O SANGUE NEGRO INFILTRADO NELE»

Finlândia, o teu amor! Hahaha.

«NA VERDADE CREIO QUE O NEUROTIPO DO BRANCO MAIS PURO É O MAIS EQUILIBRADO POIS NEM TENDE AO SUICIDIO DE RAÇAS AMARELAS E SEMI AMARELAS E NEM TENDE A INSTABILIDADE NEGRA DESTRUTIVA MOR E DE RAÇAS VULGARIZADAS EX MEDS POR SANGUE NEGRO COMO HISPANICOS MAIS DECAIDOS E SANOIDES A PROPORÇÃO DE BIPOLARIDADE EM HISPANICOS COM RESIDUOS NEGROS É ALTISSIMA»

Ah sim, não há brancos que se matam. Aliás, brancos verdadeiros! Os brancos que se matam são apenas "socialmente brancos". A velha historieta.

«EU APENAS FALO A REALIDADE VCS QUE NEGAM»

Hahahahahaha.

Teera disse...

SIM O IDH DO SUL SER MAIS ALTO QUE O DA BA COM SALVADOR CHEIA DE NEGROS É MERA COINCIDENCIA HEHE

Sim, sim, porque todas as cidades do sul sao melhores do que TODAS as cidades da Bahia/Nordeste ne?? Kkkkkk Cara, ja fui para Pelotas, POA e Blumenau, e digo que o interior de SP e MUITAS cidades do Nordeste sao bem melhores.

BURRO O DNA RACIAL É O GROSSO DO DESENVOLVIMENTO DO SUB CORTEX E RESTO NÃO HA COMO UM POVO EVOLUIR SE SEU FENOTIPO PARECE DE BICHO IDEM O RESTO

Ok, digamos que existam raças que tenham fenotipo de bicho, e dai? Voce, branco, tem a atitude de um(animal).
Prefiro mil vezes viver com pessoas de fenotipo parecido com animal do que pessoas que se comportam como um.

NA VERDADE CREIO QUE O NEUROTIPO DO BRANCO MAIS PURO É O MAIS EQUILIBRADO POIS NEM TENDE AO SUICIDIO DE RAÇAS AMARELAS E SEMI AMARELAS E NEM TENDE A INSTABILIDADE NEGRA DESTRUTIVA MOR E DE RAÇAS VULGARIZADAS EX MEDS POR SANGUE NEGRO COMO HISPANICOS MAIS DECAIDOS E SANOIDES A PROPORÇÃO DE BIPOLARIDADE EM HISPANICOS COM RESIDUOS NEGROS É ALTISSIMA

Cara, voce é fluente em falar varias merda né? Raça vulgarizadas? Voce ja leu as letras de algumas musicas feitas por cantores brancos do EUA? Já escutou musicas russas? Já viu as roupas que as russas usam nos videos? Estao praticamente peladas!! Sao tao vulgares como qualquer outras raças. Sempre vejo gente falando que Brasil é vulgar, pretos sao vulgares, mas ate a Asia é vulgar. Os animes asiaticos tem tanta put**** que meu deus!, o Brasil perde feio para eles nesse quesito!! Vulgaridade é um problema em toda parte nos dias de hoje.
Instabilidade negra destrutiva? Kkkk
O que seria isso?

EU APENAS FALO A REALIDADE VCS QUE NEGAM
Voce apenas fala muitas merdas. Voce ao menos consegue provar o que diz?

FireHead disse...

Ah, grande Teera, aperta com o monga do CENSURADO AGAIN que ele bem que precisa. :)