domingo, 3 de abril de 2016

Porque é que o dia 1 de Abril é o dia das mentiras?


Até isso tem a ver com a Igreja Católica. Como assim?
O calendário internacional que hoje todos nós usamos chama-se calendário gregoriano e foi introduzido pelo Papa Gregório XIII, o italiano bolonhês Ugo Buoncompagni, através da Bulas Inter Gravissimas de 1582, reformando o então calendário juliano (ainda hoje seguido pelos ortodoxos), implantado por Júlio César, acertando um erro diferencial de 10 dias entre o equinócio da Primavera e o dia 21 de Março através da introdução dos anos bissextos e da correcção da medição do ano solar. O ano civil começou desde então a começar no dia 1 de Janeiro e não no dia 1 de Abril como acontecia com o calendário juliano. A reforma foi adoptada imediatamente por Portugal, Espanha, Itália e Polónia; e seguidamente por França e os outros países católicos europeus. Os países protestantes adiaram essa reforma, preferindo "estar em desacordo com o sol a estar de acordo com o Papa", como afirmou o astrónomo Johannes Kepler, um astronómo e matemático protestante luterano alemão contemporâneo de Galileu Galilei que deu o seu nome a uma sonda espacial da NASA em 2009.
Os mais apegados à tradição juliana, que continuaram a celebrar a passagem do ano no dia 1 de Abril, foram alvo de chacota e de algumas partidas, surgindo assim a tradição do dia das mentiras (Poisson d'Avril ou April Fool's).

10 comentários:

Adilson disse...

Postagem sensacional. Não poderia deixar de comentar. Explico. Pela manhã eu a tinha visto. No final da tarde, as crianças estavam conversando sobre o primeiro de abril entre elas. Então eu falei pra elas: vi algo escrito sobre sobre esse famoso dia, mas não lembro onde. Então, voltei ao computador e encontrei essa maravilha. Imediatamente passei para os meninos darem uma lida. Agora eles possuem uma fonte para trabalho escolar. ah, ah, ah, ah! Coisas do FireHead!

Abraço!

FireHead disse...

O calendário gregoriano, que é o calendário internacionalmente usado por todos, é, juntamente com a maneira como todo o mundo vê a cronologia (presentemente ano 2016 depois de Cristo), apenas mais uns contributos inequívocos do Cristianismo para a humanidade. O Papa Gregório XIII, com o auxílio de astrónomos, resolvou um problema de calendário e que fez com que se parasse de acumular dias, como acontece com o impreciso calendário juliano e até mesmo calendários lunares, baseados no paganismo.

O problema é que não há-de faltar nunca pseudo-intelectuais que afirmam de boca cheia que a Igreja sempre esteve contra a ciência, que só a atrasou ou a impossibilitou, quando na verdade muitos dos grandes cientistas na "maldita Idade das Trevas" até eram membros da Igreja, como monges beneditinos, e se não fosse a Igreja Católica muito do conhecimento científico herdado do passado teria sido destruído pelos... pagãos, que nem a coitada da Hipácia de Alexandria. Ah, e que dizer do famoso caso do Galileu Galilei, que reconheceu o erro teológico que cometeu - o que nada tinha a ver com a sua teoria heliocêntrica (não se acha registo nenhum de que o Galileu foi efectivamente condenado pela Igreja por causa disso) e que morreu de velho rodeado pelas suas filhas... freiras? Ele há com cada coisa! Isto sim, é a verdadeira Idade das Trevas - uma idade com cada vez menos influência cristã.

Um abraço.

CENSURADO AGAIN disse...

A SONDA GALILEU FOI A JUPITER VC ESQUECEU DA MAGALHÃES QUE FOI A VENUS FAZ AINDA MAIS SENTIDO

CENSURADO AGAIN disse...

O LESTE AINDA TEM TRADIÇÕES DO IMPERIO ROMANO DO OCIDENTE MESMO SAÍNDO DE BIZANCIO?WOW

FireHead disse...

«A SONDA GALILEU FOI A JUPITER VC ESQUECEU DA MAGALHÃES QUE FOI A VENUS FAZ AINDA MAIS SENTIDO»

E o Magalhães proferiu alguma coisa acerca do acerto do calendário por parte do Papa Gregório XIII?

FireHead disse...

«O LESTE AINDA TEM TRADIÇÕES DO IMPERIO ROMANO DO OCIDENTE MESMO SAÍNDO DE BIZANCIO?WOW»

Tem a Igreja Ortodoxa, que ao contrário da Igreja Católica no Ocidente, mantém-se forte e senha da identidade de muitos povos do leste europeu.

CENSURADO AGAIN disse...

E o Magalhães proferiu alguma coisa acerca do acerto do calendário por parte do Papa Gregório XIII?

NÃO É QUE VC SE FINGE DE TUGALISTA PENSEI QUE IA FAZER MENÇÃO A UMA SONDA QUE TINHA NOME DE UM GRANDE NAVEGADOR TUGA

CENSURADO AGAIN disse...

ALEM DISSO SÓ PASSEI A VISTA TEU BLOG NÃO É DOS MAIS INTERESSANTES É CUCK

FireHead disse...

«NÃO É QUE VC SE FINGE DE TUGALISTA PENSEI QUE IA FAZER MENÇÃO A UMA SONDA QUE TINHA NOME DE UM GRANDE NAVEGADOR TUGA»

Não, não sou eu que finjo o que quer que seja excepto na tua imaginação de filho da puta deslavada. Eu não preciso de fingir o que sou, isto é, um português, coisa que tu adorarias muito ser mas não consegues, pois é a merda de um favelado.

FireHead disse...

«ALEM DISSO SÓ PASSEI A VISTA TEU BLOG NÃO É DOS MAIS INTERESSANTES É CUCK»

Cuck é o teu pai e se este blogue não é dos mais interessantes então deixa de cá vir pôr os cornos.