sábado, 30 de abril de 2016

Notas soltas


A jovem treinadora de futebol Chan Yuen-ting, uma hongkongnense de 27 anos, fez história ao tornar-se na primeira mulher a vencer uma competição masculina, a Premier League de Hong Kong, ao serviço do Eastern Sports Club, clube que tem cinco títulos conquistados e que em 2012 militava no terceiro escalão. A antiga jogadora de futebol amador, que se apaixonou pelo futebol por causa de David Beckham, bateu a forte concorrência do South China e do Kitchee, já antevê os jogos de acesso à Liga dos Campeões Asiáticos e também um futuro como treinadora no Japão ou na Coreia do Sul, duas potências futebolísticas asiáticas. O facto de ser mulher nunca foi um problema para ela: "É tudo uma questão de comunicação. Sejamos sinceros, homens e mulheres não são iguais. É essencial perceber isso. Eu não fui futebolista profissional, não posso saber o que todos os homens estão a pensar. Por isso tenho de saber ouvir".


Em West Yorkshire, em Inglaterra, foram resgatados pela polícia dois gatinhos pintados, um de azul e outro de verde. Smurf (Estrumpfe) e Shrek, assim baptizados os dois felinos, foram levados para um centro que acolhe animais. "Isto é um acto terrível de crueldade!", exclamou a voluntária Katie Jane Lloyd, destacando que a tinta pode causar danos incalculáveis aos felinos.


Nos EUA, um panisga de 90 anos, Harris Wofford, um ex-senador democrata que chegou a ser conselheiro do pulha do John F. Kennedy nos anos 60 do século passado, vai-se "casar" com um homem que é 50 anos mais novo que ele, Matthew Charlton. "Fui casado durante meio século com uma mulher maravilhosa, e agora tenho a sorte de encontrar a felicidade pela segunda vez", afirmou Harris, que é pai de três filhos e que conheceu Matthew em 2001 numa praia na Flórida. "Aos 90 anos, tenho sorte de viver numa época em que o Supremo Tribunal fortaleceu o que o presidente Obama chama de 'dignidade do casamento' ao reconhecer que o matrimónio não é baseado na natureza, escolhas ou sonhos de qualquer um. É baseado no amor".


Já há mais de 27 mil pessoas à espera que o restaurante para nus The Bunyadi, em Londres, abra no próximo mês de Junho durante apenas três meses. The Bunyadi terá apenas alimentação saudável com talheres comestíveis e sem gás ou electricidade. Como não haverá tecnologia por lá, os telemóveis não serão permitidos. Segundo um dos criadores do restaurante, a ideia é oferecer às pessoas a oportunidade de não ter "impurezas", experienciando a "verdadeira libertação"...


Há agora uma nova moda na Internet, mais precisamente no Instagram, que é tirar fotos nu na natureza. A página chama-se Naked in Nature (Nu na Natureza) - #nakedinnature - e qualquer pessoa que queira aderir à moda pode participar.


Outra moda do momento é fazer sexo nas casas de banho das discotecas lisboetas, como por exemplo a Main. Se não fossem as câmaras de videovigilância, dificilmente saberíamos que nas casas de banho das discotecas acontecem cenas escaldantes entre os jovens que não sei muito bem que futuro é que têm.


Na estação de metro de Liceu, em Barcelona, um casal foi apanhado a fazer sexo num dos bancos perto da meia-noite de domingo passado. Os Transportes Metropolitanos de Barcelona estão agora a tentar identificar os protagonistas, que fizeram sexo à frente de todos os que estavam no local, para os multar.


O canadiano Alec Butler, de 57 anos, é um intersexual. Não sabeis o que é isso? É uma pessoa que não é totalmente masculina ou feminina. Segundo a BBC, quando Alec nasceu, os médicos garantiram aos seus pais que ele era uma menina mas, aos 12 anos, além de lhe ter vindo a primeira menstruação, começou também a crescer-lhe barba. "Vamos apenas amar-te como quiseres ser", disse assim Alec, que foi vítima de bullying na escola por ser diferente, sobre os pais dele. "A vida não era fácil. Sofria ameaças diariamente na rua. Atiravam-me coisas. Numa manifestação de orgulho gay, vários homens ameaçaram baixar-me as calças", contou. "Lembrei-me de coisas que a minha mãe me contou quando estava grávida de mim. Ela tomou um remédio chamado Progestin. Acho que foi isso que aconteceu comigo", acrescentou.


Em Portugal, a discreta comunidade nepalesa não pára de aumentar. Há seis anos os nepaleses não chegavam a 1000, mas agora já são 20 vezes mais. Os nepaleses que chegam a Portugal são ajudados pelos seus compatriotas desde logo a obter emprego e quando conseguem abrir negócios, retribuem ajudando outros. Segundo uma amiga minha que estudou a comunidade nepalesa em Portugal para a sua tese de doutoramento, a alverquense Inês Gião Branco, que esteve a viver temporariamente aqui em Macau onde deu aulas na Universidade de São José, "é interessante a forma como se organizam. Criam negócios e conseguem florescer economicamente". No passado dia 13 o Nepal, que sofreu trágicos abalos sísmicos no ano passado por volta desta altura, comemorou o ano novo, que já vai no ano 2063.


Uma reportagem do jornal macaense Hoje Macau diz-nos que há muitos macaenses que saem de Macau e que não pensam em regressar. Para eles, que vivem em países como Portugal, Canadá, EUA, Austrália ou Taiwan, Macau tem menos qualidade do ar e de vida, e, sobretudo depois da entrega à China, a inflação é alta, há uma grande densidade populacional, poluição, pressão no trânsito, na saúde, na educação e no ambiente, e o nível cultural das pessoas é baixo. O dinheiro, para os que trabalham no estrangeiro, não é a coisa mais importante, mas sim a possibilidade de poder aprender mais.

5 comentários:

CENSURADO AGAIN disse...

não é baseado na natureza, escolhas ou sonhos de qualquer um. É baseado no amor".

ESPERA SE PANELEIRO NÃO É BASEADO EM ESCOLHAS NEM SONHOS (SUB CORTEX) MAS SIM NO "AMOR" (TODOS SABEMOS QUE SÓ AS RELAÇÕES LESBICAS POSSUEM MAIOR COMPONENTE EMOCIONAL E MENOS SEXUAL INCLUSIVE SUPERANDO HETEROS NISSO) QUANTO A NATUREZA É UM DEBATE AINDA EM ABERTO POIS A NATUREZA TENDE A ECONOMIZAR EM ESTRUTURAS E ENERGIA MESMO COM MUTAÇÕES E APRIMORAMENTOS SUPOSTOS GRADUAIS NÃO TÃO SUPOSTOS SE A CLOACA EVOLUIU É POR QUE GERAVA MENOS INFECÇÃO ETC MAS OS ANTI CORPOS NÃO ERAM MAIS FORTES?

CENSURADO AGAIN disse...

MACAU DEVE SER TENSO DA FOTO JA SE VE A PLANICIE INCIPIENTE E OLHA QUE JA FOI PIOR MAS TAMBEM PIOROU COM O AUMENTO DE GENTE ACIMA DO AUMENTO DA PLANÍCIE AGORA DOS CITADOS SÓ A AUSTRALIA PARECE ATRAENTE

FireHead disse...

Tu não sabes o que dizes, pá. Não vês que é amor mesmo?? Afinal de contas eles os dois são já maiores e vacinados, e a vida deles é lá com eles. Não são como os pedófilos que não podem ser pedófilos porque eles metem-se com as crianças e as crianças não são responsáveis por elas próprias, logo é um crime. Estou mesmo a ver que tu não entendes mesmo nada dessas cenas, aberrações só quando envolvem crianças, indefesas ou não, não importa.

Macau é tenso?? E húmido, e abafado... e cheio de gente. Quanto à Austrália, não sei, nunca lá estive, pelo que não opino.

Adilson disse...

Colega, entre boas e más notícias, nas más percebo que a humanidade caminha realmente para trás. Ou é melhor dizer "caminham realmente como os bichos"? Sei lá. Que Deus ampare aqueles que o servem!

FireHead disse...

Fico perplexo com a juventude europeia, tuga em particular... Onde é que essa gente tem os valores? Numa gaveta da mesa de cabeceira?? Se Portugal fosse como a China muitas das jovens com a mania de ir às discotecas dificilmente arranjariam alguém, estariam condenadas... ou então só serviriam como prostitutas ou acompanhantes mesmo.