terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Um livro que não será traduzido e publicado em Portugal

“António de Oliveira Salazar (1889-1970), à la tête du Portugal de 1926 à 1968, est un modèle de chef politique intègre et soucieux du bien commun. 

Profondément catholique, Salazar a conduit le pays avec cette conscience de la primauté du spirituel. Ce qui ne l’empêcha pas d’assainir les finances de l’Etat portugais en instituant un système corporatif qui fit ses preuves. Mais Salazar a protégé tant qu’il a pu son pays et son peuple de cette mentalité matérialiste qui a envenimé l’Europe de l’Ouest”. 


Salazar le regretté (Jean-Claude Rolinat)

Fonte: perspectivas

8 comentários:

wind disse...

Nem é preciso!

FireHead disse...

Sim, a verdade tem que ser escondida dos tugas. É preciso manter a falácia de que o Salazar era mau para Portugal e para os portugueses.

Ivan Baptista disse...

Não vivi naquele tempo mas sei que a guerra colonial era um pesadelo para qualquer jovem .
De resto, o Salazar era um grande Português e um grande estadista , defendendo os interesses da Nação ( e do império ) com firmeza .
Poderia ser um Ditador, mas não era um traidor como os políticos d´hoje .

FireHead disse...

Ditador?? Eu acho que os verdadeiros ditadores são os que hoje nós temos na política e que fazem merda sem nunca serem culpados por isso! O problema é que infelizmente ainda há muita gente a consumir mitos e acredito que muitos não gostam do Salazar porque sofreram doses valentes de lavagem cerebral no sentido de o odiarem.

RICARDO DA SILVA LIMA disse...

Firehead, gostaria de ler um bom livro sobre o Salazar. Qual você me indicaria? Teria que ser um em português, visto que mal domino a língua de Camões :P

FireHead disse...

Livros sobre o Salazar é o que não deve faltar, mas penso que este que podes ver neste link - http://bloguedofirehead.blogspot.pt/2013/01/portugueses-ficaram-mais-ricos-no.html - é bom porque desmente mitos sobre o Estado Novo.

RICARDO DA SILVA LIMA disse...

Obrigado pela indicação, Firehead. :)

Vou ver se compro este até o fim do ano.

Cumprimentos.

FireHead disse...

Eu também quero ver se o arranjo. :)

Abraço e Boas Festas!