terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O Dia da Restauração da Independência ainda não é feriado


Faz hoje 375 anos que Portugal restaurou a sua independência contra a governação da dinastia filipina castelhana com a instauração da 4.ª Dinastia Portuguesa, a Casa de Bragança, e a aclamação de D. João IV. Esta data, muito festejada pelos monárquicos, deixou de ser feriado nacional. A sorte é que o novo governo vai mudar isso, pois o António Costa prometeu repor os quatro feriados eliminados pelo governo anterior, mas atenção: dois desses feriados eliminados são católicos e o Estado é laico!

8 comentários:

wind disse...

Espero que o reponha sim! Boa semana:)

FireHead disse...

Sim, que os tugas precisam de descansar porque andam extremamente cansados. Produzirem tanto como os outros é que... enfim... :P

Beijinhos.

wind disse...

Bem não podes falar muito, pelo que tenho visto, tens tido muitos mais feriados e pontes do que eu:)

FireHead disse...

Sim, é um facto que aqui em Macau há muitos feriados públicos mas também não é para todos! Basicamente são só para os funcionários públicos e os que seguem o funcionalismo, como é o meu caso. :)

De resto, a situação de Macau não se compara à de Portugal. Enquanto vocês aí estão à rasca e com dívidas, em Macau os cofres do governo estão cheiíssimos, pelo que falar de austeridade aqui soa a um insulto; é o mesmo que estar a fazer pouco dos pobres. :)

wind disse...

Eu também sou funcionária publica:)

FireHead disse...

Sim, mas em Portugal os funcionários públicos não têm as mesmas benesses que os funcionários públicos daqui. Aliás, eu até desconfio que em certas coisas eu tenho mais vantagens que os próprios funcionários públicos daqui, pois eu posso juntar até 33 dias de férias cada ano. Trabalhei num sábado, no mês passado, durante 40 minutos e ganhei o dia todo a dobrar e mais um dia de férias. No próximo sábado também vou ter de trabalhar, mas só da parte da manhã, e voltarei a ganhar o dia a dobrar e mais um dia de férias. Este ano já tirei 15 dias úteis de férias para ir para Portugal já este mês e vou estar aí quatro semanas certinhas à pala dos feriados que vamos ter na semana do Natal. Ainda vou ver quantos dias de férias é que ainda me sobram este ano que é para juntar aos 22 dias de férias do próximo ano. :)

wind disse...

Sortudo, estás a ver:)))))

FireHead disse...

É uma coisa boa que apenas compensa minimamente as coisas más. Ou pensas que isto aqui é um mar de rosas, hem? ;)