terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Feriado da Imaculada Conceição

Nossa Senhora esmaga o dragão que
é o demónio (pormenor das Ruínas de
São Paulo, o ex-líbris de Macau)
Hoje é feriado católico da Imaculada Conceição da Nossa Senhora (圣母无染原罪), Mãe do meu Senhor (Lucas 1:43), em Portugal, em várias cidades brasileiras e até mesmo aqui em Macau, um território onde apenas uma ínfima parte da sua população professa a fé católica (menos de 5%) apesar da existência de muitas igrejas devido aos portugueses. Não deixa, é claro, de ser curioso a existência deste feriado católico em países ditos laicos como é o caso de Portugal, mas como a Nossa Senhora da Conceição é a Rainha e Padroeira de Portugal e de todos os povos de língua portuguesa desde o reinado da dinastia de Bragança, o que é que se há-de fazer?
E então e Macau? Bom, a Igreja Católica ainda agora foi agraciada pelo governo da RAEM devido ao serviço que tem sempre prestado à comunidade local, como por exemplo gerir uma enorme rede de escolas e fazer todo um enorme trabalho de cariz social que tão bem sabe fazer e que praticamente mais nenhuma outra organização faz, e Nossa Senhora da Conceição foi também Padroeira do Macau português. Fica, pois, muito bonito Macau continuar a ter este dia como feriado, que é para fazer lembrar a todos os seus habitantes da importância do Cristianismo e da Nossa Senhora, além de ser uma herança indestrutível de Portugal.

Macau, território português, recebeu jubilosamente como sua Padroeira a Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal e de seus Reinos e Senhorios. E interessante notar que desde tempos imemoriais se guardava no altar de N. Sra. da Conceição, na Sé, o bastão que os governadores recebiam na tomada de posse e depois ali depositavam (documento régio de 25 de Março de 1646).

5 comentários:

tvranivs nostratorvm disse...

Sim aki e feriado de iemanja uma deusa macumbeiraalogena o ke tem a ver imaculada concepcao virginal com macumbeira?merdil = lixao

tvranivs nostratorvm disse...

Me lembrou kuando numa palestra da ff cia e pc sumiram gravuras de macumba e foi algum crente infiltrado fanatico mas obvio ja dizia ke era o csa kk fail

wind disse...

Abençoado feriado:)

FireHead disse...

tvranivs,

Eh lá, deixaste a mania do CAPS? Hahaha.

«Sim aki e feriado de iemanja uma deusa macumbeiraalogena»

Feriado das quantas? Deusa macumbeira alógena? Ahhhh... e eu a pensar que ias dizer que Nossa Senhora é que é alógena no Brasil por ser nazarena... Mas então os ídolos indígenas sul-americanos não são os ídolos originais dos nativos americanos? Ah, esqueci-me que tu não és "nativo", és um alógeno na tua própria terra. :)

«o ke tem a ver imaculada concepcao virginal com macumbeira?»

O que tem a Imaculada Concepção a ver com o "virginal"? Ah, esqueci-me que tu certamente não sabes nada dessas coisas. :)

«merdil = lixao»

Imigração!!

«Me lembrou kuando numa palestra da ff cia e pc sumiram gravuras de macumba e foi algum crente infiltrado fanatico mas obvio ja dizia ke era o csa kk fail»

FF CIA, PC, McDonald's, KFC... lá voltaram os tiques...

FireHead disse...

Wind,

Mas não dizem que o Estado é laico e que a Igreja Católica não deveria gozar de nenhuma preferência sobre as outras confissões religiosas?? Quanta hipocrisia que por aí vai. :)