terça-feira, 29 de dezembro de 2015

El Niño ataca!


O fenómeno climático El Niño está vivo e já matou seis pessoas na América Latina. Também 150 mil pesssoas ficaram desalojadas. Na Europa, como na Alemanha, estes dias têm estado demasiado quentes para esta altura do ano, e em Inglaterra tem havido cheias. O tempo aqui em Portugal agora é de chuva e o Instituto do Mar e da Atmosfera já colocou 12 distritos em estado de alerta. Prevê-se chuva e temperaturas mínimas mais baixas até ao final do ano.

8 comentários:

Douglas Sulzbach disse...

Pois então, ele é-me um antigo conhecido, quando dá as caras, é chuva pra molhar até a água, por um lado até é bom, pois alivia um pouco o frio no inverno e o calor no verão, mas em consequência, chove demasiado no Uruguai, Argentina, Paraguai e sul do Brasil!
Que venha o La Niña...

Abraço!

FireHead disse...

Eu não sei como são as coisas aí, mas eu gosto da chuva quando ela cai aqui em Portugal durante o Inverno. Para mim dá-me a sensação de que o tempo fica mais ameno. A prova do que estou a dizer é que ontem, com chuva, estavam 15ºC e hoje, já novamente com o sol a brilhar, estão 13ºC. Não é suposto a chuva fazer baixar a temperatura? Se calhar é só no Verão...

wind disse...

Mas hoje onde moro, o tempo está ameno.
Está uma confusão.lololol

Douglas Sulzbach disse...

Sim, isso é normal ficar mais quente quando chove, fica mais "abafado", eu já peguei máximas de 12 graus em Junho e Julho (auge do inverno e dos dias curtos no Sul do Brasil) em dia sem nenhuma nuvem, só sol o dia todo. Em compensação, quando chove nessa mesma época do ano, as máximas passam dos 20 graus, é o efeito da chuva!

FireHead disse...

Wind,

Eu não alinho na converseta do aquecimento global, mas acredito sim que isso do clima anda todo marado.

FireHead disse...

Douglas Sulzbach,

Ao contrário de muitos portugueses, e, acredito, também brasileiros, eu gosto muito da chuva. :)

Douglas Sulzbach disse...

Eu gosto daquela chuva de verão, passageira, que chega para amenizar o clima e molhar a terra, e que depois vai embora, aquela chuva persistente de inverno, com garoa o dia todo, e aquela escuridão, dá náuseas, é depressivo e chato, sei lá, dá uma sensação horrível de perda de liberdade (imagino como os ingleses e finlandeses devem sofrer).
Eu gosto mesmo é do calor, dos dias iluminados, eu me sinto mais leve, solto, mais alegre, sei lá, é bom.

FireHead disse...

Pois, eu prefiro o frio ao calor porque sou um tipo calorento. Só para tu teres uma ideia, até hoje em dia eu tomo banho de água fria. Nos dias frios, isso tira-me logo o frio porque reforça a imunidade. Detesto a sensação dos tempos quentes de estar a transpirar por todos os poros sem ter feito nada para me cansar, não sei, sinto-me pegajoso e desconfortável. Quando chove uma pessoa perde liberdade? Porquê? Há chapéu de chuva e capa de chuva... Vê só uma coisa engraçada: todos os países verdadeiramente desenvolvidos do mundo são países que fazem frio. Os países mais quentes são mais pobres e atrasados. Não me parece que isso seja uma característica da liberdade. :)