domingo, 29 de novembro de 2015

Arco-íris lunar


O fotógrafo islandês Víðir Björnsson captou um fenómeno raro: um arco-íris durante a noite. Este arco-íris lunar foi avistado no passado dia 22 perto de uma pequena cidade islandesa de nome Stykkishólmur. "Estava a conduzir debaixo de chuva forte e estava muito vento. Tive de parar o carro porque não estava a acreditar no que estava a ver", recordou Bjornsson, citado pela BBC. "Era também visível um segundo arco-íris lunar, mas é difícil vê-lo na fotografia". Os arco-íris surgem quando a luz cruza-se com as partículas de água presentes na atmosfera. Neste caso, é a luz da lua a provocar o fenómeno em vez da luz do sol. O fotógrafo admitiu que até ao momento em que tirou a fotografia não sabia que era possível um arco-íris aparecer durante noite. Eu também não sabia.

4 comentários:

wind disse...

Não saabia, mas na Islândia tudo é possível:)

FireHead disse...

Iclusive uma primeira-ministra lésbica. :)

Douglas Sulzbach disse...

Esquisito também deve ser conviver com 24 horas de luz solar no verão, sem crepúsculos, sol direto se o tempo estiver firme!
Arco-íris possuem lá suas belezas, mas ainda prefiro as auroras boreais!

FireHead disse...

Um amigo meu esteve na Finlândia durante umas férias do Verão e ele diz que lá, para poder dormir, tinha que fechar as persianas todas bem fechadas de modo a que o quarto ficasse mesmo escuro que era para conseguir dormir.