sábado, 17 de outubro de 2015

Inglesa leva enteado com doença rara a uma maratona em Lisboa


A inglesa Colleen Drummond levou o seu enteado Owen Howkins, um menino de 10 anos que sofre de uma doença genética rara - síndrome de Schwartz e Jampel -, a Lisboa para proporcionar-lhe a experiência de participar finalmente numa maratona. "Tudo o que eu quero é deixar o Owen orgulhoso, ajudando a fundação Make a Wish mas, pessoalmente, como madrasta, vou fazê-lo porque ouvi que ele nunca iria andar, é o meu dever mudar isso usando uma cadeira de rodas e eu quero vê-lo feliz, não só na sua cara, mas no seu coração. Isso é que importa para mim", explicou Colleen à agência Lusa. Depois de gorada a hipótese de alinhar na maratona de Londres de 2014 devido a uma lesão no ombro de Colleen, surgiu a hipótese de percorrer 42,195 quilómetros em Lisboa, cumprindo assim o sonho da criança da localidade de Basingstoke. "Eu agora estou um pouco nervosa, mas fisicamente estou preparada, tenho treinado imenso para assegurar que as minhas costas e as minhas pernas vão estar capazes de empurrar a cadeira do Owen", referiu, acrescentando que espera acabar a prova em cinco horas. "Estar numa maratona era algo que ele queria fazer há três anos e sempre que tentámos as organizações diziam que não porque tínhamos uma cadeira de rodas e quando a maratona de Lisboa disse que sim, foi tocante e muito gratificante", acrescentou. A maratona, que parte de Cascais, passa por Oeiras e termina no Parque das Nações, é já amanhã.
A síndrome de Schwartz e Jampel é uma desordem autossómica recessiva caracterizada clinicamente pela baixa estatura, aparência facial típica, múltiplas anormalidades esqueléticas e por uma actividade muscular contínua. Que corra tudo bem para ambos, enteado e madrasta!

Sem comentários: