quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Óscar Soares Barata (1935-2015)


A minha universidade - ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) - está de luto: faleceu Óscar Soares Barata, antigo presidente do Conselho Directivo e professor catedrático daquele que era um verdadeiro cadeirão lá da faculdade e logo do 1.º ano do meu curso (Relações Internacionais), Introdução às Ciências Sociais (ICS). Ensinar no ISCSP era para esta autêntica enciclopédia andante um "grande orgulho" no seu percurso de vida, tendo dedicado também grande parte da sua vida à investigação e publicado mais de uma centena de obras, entre elas as úteis sebentas que eu e todos os demais ISCSPianos usámos para estudar para ICS. 
Por acaso a minha nota a ICS foi das minhas notas mais baixas no curso - 11 valores - e ela foi conseguida apenas depois de ter ido a exame oral enfrentar precisamente este grande professor! E até me lembro bem da última pergunta que ele me fez, já às tantas da noite, e à qual eu respondi acertadamente: o sistema de castas da Índia. Lembro-me também de uma vez eu ter adormecido numa aula dele, por entre centenas de alunos na Aula Magna (auditório Adriano Moreira), e ele me ter chamado a atenção. 
Que descanse em paz, eterno professor.

6 comentários:

Ilda Ruivo disse...

Também eu tive o orgulho de o ter como professor no ISCSP da Junqueira e também na Ajuda aquando da transição. Privava muito com ele à hora de almoço quando com os tabuleiros na mão nos sentávamos numa mesa cujo assunto principal eram as comunidades desfavorecidas em Angola aonde eu tinha vivido grande parte da minha infância e adolescência. Que descanse em paz, professor. Até sempre!!!!

Ilda Ruivo

C disse...

Você estudou ciências sociais e não é de esquerda, 99,9% desses estudantes são de esquerda, os professores também e a matéria dada também.
Ser católico ajudou-o a não ser de esquerda, acha que há menos professores de esquerda noutras áreas pela matéria não ser tão ligada às humanidades e essas matérias serem dadas pela visão da esquerda?

FireHead disse...

Ilda Ruivo,

Eu fiz os dois primeiros anos do curso ainda na Junqueira e consegui fazer ICS no segundo ano. Lembro-me bem do ambiente que reinava na altura do exame oral, já era muito tarde e o pessoal já estava todo cansado. Também no exame oral só passei à terceira, e logo com ele, pois das duas primeiras vezes com os assistentes dele, um tal de Hélder (que acho que até teve um processo em cima por assédio ou algo do género) e uma mulher cujo nome eu não me lembro (só me lembro que tinha o cabelo curto) trataram de me chumbar. O Hélder chegou a fazer-me perguntas que nem sequer vinha na matéria (pediu-me para descrever o meio físico da Noruega!!), já das perguntas que a outra me fez já não me lembro. O professor Barata foi super acessível.

Beijinhos.

FireHead disse...

C,

É verdade que no ISCSP estudaram e estudam muitos esquerdistas, mas tal não deixa de ser super irónico e estranho, pois o ISCSP é a antiga escola colonial e o meu curso foi fundado por Adriano Moreira, o antigo ministro do Salazar para as colónias e um dos fundadores do CDS-PP...

E olha que tive professores de Direita como o Narrana Coissoró a Princípios Gerais de Direito (o gajo na altura era o vice-presidente do CDS-PP), o irmão do Marcelo Rebelo de Sousa a Economia, o Jaime Nogueiro Pinto (salazarista confesso)... mas, claro, infelizmente também tive professores bastante esquerdistas e salta-me logo à memória o antigo embaixador Francisco Knopfli que chegou uma vez a convidar a parvalhona da Ana Gomes a dar-nos uma "aula" em que tudo o que fez foi encher-nos as cabeças de merdices do esquerdume.

Ilda Ruivo disse...

Meus amigos e colegas, agradeço muito os vossos comentários, mas não misturemos um sentimento de perda como foi a perda do Professor Doutor Óscar Soares Barata com conotações partidárias. Esquerda, Centro ou Direita, o facto é que se perdeu um Grande Professor... que versava sobre qualquer tema com simpatia e peculiaridade.
Volto a dizer gostei muito das aulas do Prof. Barata, da sua assistente que não me lembro agora o nome, de privar com ele nos intervalos e à hora do almoço no refeitório da Junqueira, já ele na reforma, mas que estava sempre lá... e do ISCSP onde aprendi muito alargando os meus horizontes académicos, humanos e sociais.
Respondendo ao C, não me conhece certamente, para me identificar se sou ou não de esquerda, de direita ou do centro, e o meu curso não é Ciências Sociais e sim Sociologia do Trabalho, Ciências Sociais era uma Cadeira que fazia parte de todos os cursos na altura ministrados pelo ISCSP.

FireHead disse...

Ilda Ruivo,

Ele era um grande professor. Nisto estamos completamente de acordo. :)