segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Exposição sobre a vida de Eusébio


A família de Eusébio da Silva Ferreira, a associação de cariz social 'artEUSÉBIOheart' e o Museu Benfica - Cosme Damião promoveram uma exposição sobre a vida do melhor futebolista português de sempre no Torreão Poente da Praça do Comércio. Ao todo são 18 momentos incontornáveis que sublinham capítulos únicos da vida de Eusébio, desde os tempos em que jogava com uma bola de trapos em Moçambique à conquista da Bola de Ouro, passando pela Taça dos Campeões Europeus ou por algumas camisolas que Eusébio usou na sua vida desportiva, nomeadamente a do Benfica e da selecção nacional. As chuteiras, o passaporte ou um écrã com os melhores dos 638 golos também não foram esquecidos.


"Toda a homenagem que se faça em redor de Eusébio é justa. Esta exposição é mais um episódio de evocar e dar a conhecer o seu estimado legado e fazer perpetuar a sua memória. Realço o carácter singular do evento e no apego da família na sua efectivação. Nesta minha pequenez em relação à grandeza de Eusébio é um privilégio estar aqui a dar o meu testemunho de uma referência extraordinária. Numa espécie de banda desenhada (da autoria do ilustrador Eugénio Silva) estamos perante o nosso herói do século XX. É muito bonito o país não se ter esquecido disso", sublinhou António Simões, velha glória do Benfica e da selecção nacional. "Marco presença nesta cerimónia na posse de um duplo sentimento de orgulho e de saudade, tem sido assim e será sempre assim desde o desaparecimento do meu companheiro. Eusébio continua a ser credor de todos os elogios e de todas as homenagens e distinções, ou não tivesse sido ele o maior e mais querido herói popular do século XX português".


A exposição dura até o dia 30 de Setembro, o preço para o público em geral é 5 euros e as receitas revertem para acções sociais da 'artEUSÉBIOheart'.

Sem comentários: