domingo, 12 de julho de 2015

«Ser macaense é ser muito paciente, se calhar mais paciente que o chinês»


Quem é que ainda se lembra do Mané, que venceu a Academia de Estrelas da TVI em 2002? O jornal Tribuna de Macau entrevistou este filho da terra que regressou em 2014 às suas origens 20 anos depois de viver em Portugal e que hoje trabalha no consulado-geral de Portugal aqui do antigo território português.
Filho de pai macaense da família Sales e de mãe de Portugal, Mané, que ainda no ano passado publicou a sua canção "Honrar o Tempo" em Portugal, notícia esta que este meu blogue falou em tempo oportuno, confessa que ficou triste no dia em que Macau foi entregue à China, dia 20 de Dezembro de 1999: "Andei a percorrer as ruas e, em certos momentos, senti aquela tristeza do fim de uma era, do fim de um período de convívio e de experiências da comunidade portuguesa. Porque, na verdade e desde então, as coisas mudaram drasticamente na sociedade de Macau. Ainda voltei a Macau, de férias, em 2005 e já foi um choque para mim, quanto mais o ano passado quando decidi regressar".
Com contrato no consulado até ao final do ano, Mané espera agora para saber se lhe renovam ou não o contrato para ficar mais tempo. "Tem sido uma experiência gratificante, pois acabei por me reunir com muitos dos meus antigos colegas e amigos do liceu e do Dom Bosco. (...) Aconteceram muitas coisas em Portugal que marcaram e muito a minha vida, desde a carreira musical a amigos. Claro que estando de volta estou a criar novas memórias e a tentar tirar algum partido deste meu regresso". Já com quase 40 anos (nasceu em 1976), Mané diz que no início sentia-se um emigrante em Portugal e que agora sente o mesmo aqui, apesar de ter aqui nascido.
Como músico, Mané chegou à final do Chuva de Estrelas em 1999 com uma canção dos Goo Goo Dolls, "Iris", e venceu a Academia de Estrelas em 2002, uma espécie de Operação Triunfo que também tinha a vertente da representação e da dança. Foi lá também que conheceu a Lília Matos, que namora ou namorou com ele (já li por aí que eles até chegaram a casar, mas a verdade é que o Mané não falou dela na entrevista e eu não sei se ela veio ou não para cá também, penso que não, pois já o vi algumas vezes na rua e nunca o vi com ela), e ganhou ainda um carro como prémio e a gravação de um disco, o seu primo álbum, "Longe". Depois vieram novas experiências musicais, como a participação em novelas da estação de Queluz como cantor, no teatro musical e em musicais, entre eles o dos Xutos e Pontapés em 2006 e intitulado "Sexta-feira 13". A crise que está a afectar Portugal fez com que tivesse ficado com menos trabalho na área, mas Mané não hesita em ir novamente para lá, ou ir para Londres ou Nova Iorque, "se houver trabalho na música", pois neste aspecto Macau "está numa fase pré-natal" porque "ainda não há investimento e cultura de edição musical". "É preciso isso - e muito mais - para que, pelo menos, possamos estar ao nível de Hong Kong. Mas a região vizinha tem as editoras mundiais lá estabelecidas, tem outra orgânica e até mesmo os músicos de lá são mais ouvidos em Macau que os locais. É preciso pró-actividade. Os músicos têm de começar a criar mais em Macau, seja em cantonês, em mandarim, em português ou em inglês. Isso iria dar mais destaque àquilo que é a cultura de Macau, a diversidade".
"Para mim ser macaense é ser muito paciente, se calhar mais paciente que o chinês (risos). Na verdade, sinto-me especial por pertencer a uma comunidade que é única no mundo e que tem as suas especificidades. Ser capaz de interagir com as mais diversas culturas é um ponto forte do ser macaense. Posso falar chinês, posso falar português e até posso falar inglês. Temos muita felicidade em adequarmo-nos. (...) Lá em Portugal, fazia e comia minchi (risos). Aprendi com a minha mãe. Fazia também chao min e cheguei a cozinhar comida macaense para os meus amigos. Eles adoravam até porque fazia a massa chinesa estaladiça com molho (à boa maneira chinesa, ao contrário do "chao min" que se come nos restaurantes chineses do "chop suey" em Portugal e que parece antes esparguete). (...) E agora mais uma vez que com o regresso tenho falado muitas vezes em cantonês. O mandarim já é mais complicado mas no cantonês estou a falar cada vez melhor", concluiu.

30 comentários:

Anónimo disse...

É de boas noticias como essa que teu blog precisa, fire. Não há nada mais belo que a miscigenaçao de raças e culturas .tu e o mané estão ai de prova .

wind disse...

Gostei de ler. Resto de bom fim de semana:)

FireHead disse...

Anónimo,

O teu comentário é para fazer rir?

FireHead disse...

Wind,

Uma boa semana. :)

Fatyly disse...

Gostei de saber e desejo-lhe as maiores felicidades.

Beijocas e um bom dia

FireHead disse...

Fatyly,

O filho pródigo à casa regressa. :)

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

MAIS BELO?ESSE AHEAD É UM COMPLEXADO

Anónimo disse...

Sim , rir de felicidade por vivermos em um mundo tão belo e diverso como eu, tu e o mané.

FireHead disse...

KVRGANIVS NOSTRATORVM,

Não o complexado és tu, um brasuca que quer à força toda fazer de mim um complexado. Irra, deixa de ter inveja de mim, pá! :)

FireHead disse...

Anónimo,

Não me digas que és a favor do desaparecimento das raças e das culturas? Que genocida...

Anónimo disse...

Não, não sou. Tu é que como dizes és mestiço e andas com uma chinesa, é que pode ser que um dia dês cabo da tua mestiçagem e da chinesice da tua chinesa, nos que vierem aí, tudo em prol do mundo multicultural com muitas cores, para tornar ainda mais diversa a espécie humana e a cultura, não importando a que latitude de distância se encontravam nem as diferenças culturais. Viva a liberdade de escolha! Viva o mundo global! O problema é depois vires para aqui dizer que és contra isso e que isso é que está a acabar com o Ocidente. Chama-se a isso hipocrisia.

FireHead disse...

Tu tens de deixar de ser assim tão parado e pensares um pouco mais.

Se eu ando com uma chinesa é porque eu vou mesmo ter filhos com ela? E mesmo que venha, coisa que eu nem sequer planeio, sou eu que estou a destruir a chinesice dela? Tendo eu próprio sangue chinês no meu DNA, é ela que fica a "perder" ou sou eu? Bom, é uma questão de perspectiva.

E desde quando é que eu sou contra as misturas? Tu por acaso lês bem o que eu escrevo aqui no meu blogue? Se eu sou contra as misturas isso quer dizer que eu odeio a minha mãe? Odeio a minha avó? Odeio-me a mim próprio por ser um mestiço de segunda geração? O teu cérebro por acaso serve para raciocinar?

Nunca leste comentários meus aqui em que eu digo que tenho muito orgulho de ser o que sou e das minhas origens?

Deves ter ido na cantiga dos energúmenos mal amados que vêm para aqui acusar-me de racismo ou de xenofobia sem me conhecerem minimamente. Eu não sou contra as misturas; sou é contra as generalizações. Ou tu que sonhas com um mundo global queres mesmo assim tanto de estar num mundo onde não exista a diversidade (ao contrário do que tu pensas, as misturas é que destroem a diversidade)? Tu deves ser um belo exemplar dos tipos da NOM. Um mundo sem fronteiras e sem diferenças, onde tudo é igual (talvez da cor cinzenta) e a falar o Esperanto, com uma religião ecuménica, uma só super cultura... já agora porque não voltarmos a ter o Pângea e o Pantalassa? O que a Natureza fez diferente, o homem contraria.

O ideal para ti é irmos para Portugal e ficarmos a pensar que aquilo ali é igual à África. Ou irmos para Londres e acharmos que estamos no Paquistão. É isso a globalização. Mas depois quando vamos para a Índia basicamente só vemos indianos e se formos para a Coreia do Sul e só lá vemos coreanos. Pois é, ainda há um longo caminho para percorrer, né? A globalização não pode ser um exclusivo do Ocidente.

Hipocrisia há se tu agora vires-me dizer que não serias capaz de viver num gueto cheio de negros ou muçulmanos numa cidade europeia. Será que és como os tipos do Bloco, do PCP ou simples imbecis de esquerda que dizem de boca para fora que é bom termos imigrantes e que depois vivem bem longe deles e dos problemas que muitos deles provocam?

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

14 de julho de 2015 às 07:06

ARGH

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

14 de julho de 2015 às 14:07

SIM SOU EU O CHINES "LUSITANI" HAHA

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

dês cabo da tua mestiçagem e da chinesice da tua chinesa

DESCULPA MAS É O NATURAL ELE SER RE-ABSORVIDO POR SINAE

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

NÃO ELA NÃO VAI SER ABSORVIDA POR ELE POIS AMBOS SÃO SINAE - O SANGUE TUGA E DELE É EURASIANO O DELA TAMBEM OBVIO A RAÇA DE TURAN PREDOMINA

FireHead disse...

«SIM SOU EU O CHINES "LUSITANI" HAHA»

És? Pensei que fosses um brasileiro com a mania que é do hemisfério norte, hahaha.

FireHead disse...

«DESCULPA MAS É O NATURAL ELE SER RE-ABSORVIDO POR SINAE»

Estás a falar de quem? Deve ser de alguém que já tinha sido anteriormente absorvido por sinae, seja lá o que for que isso queira dizer...

«NÃO ELA NÃO VAI SER ABSORVIDA POR ELE POIS AMBOS SÃO SINAE - O SANGUE TUGA E DELE É EURASIANO O DELA TAMBEM OBVIO A RAÇA DE TURAN PREDOMINA»

Ela quem? Ambos quem? Sinae? E depois ainda falas do "soli" dizendo que é "invasão". Mas és tu próprio que dás tiros nos pés. Já nem sei se esse teu último comentário é um elogio ou se é parvoíce. Raça de turan?? Quem é o turan??

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

És? Pensei que fosses um brasileiro com a mania que é do hemisfério norte, hahaha.

NÃO É QUE TU NADA ENTENDES DE TEORIA NOSTRATICA DAI ACHAS MUITO SEM SABER

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

Estás a falar de quem? Deve ser de alguém que já tinha sido anteriormente absorvido por sinae, seja lá o que for que isso queira dizer...

NÃO É QUE SE ANTES ERAS SINAE PLENO VOLTARÁS A SER

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

Ela quem? Ambos quem? Sinae? E depois ainda falas do "soli" dizendo que é "invasão". Mas és tu próprio que dás tiros nos pés. Já nem sei se esse teu último comentário é um elogio ou se é parvoíce. Raça de turan?? Quem é o turan??

EMBORA OS SINO-TIBETANOS LINGUISTICAMENTE SEJAM OUTRA FAMILIA, RACIALMENTE ESTÃO MAIS PERTO DE TURAN

FireHead disse...

«NÃO É QUE TU NADA ENTENDES DE TEORIA NOSTRATICA DAI ACHAS MUITO SEM SABER»

Sim é por isso que tu dizes palermices do tipo "mas o Hitler lutou pelo hemisfério". Com certeza que tu não fazes parte desse hemisfério pelo qual ele lutou por seres do Brasil, né? Ou a confusão também faz parte da tua teoria?

«NÃO É QUE SE ANTES ERAS SINAE PLENO VOLTARÁS A SER»

Tu cais constantemente no ridículo. Então e tu, eras índios e voltarás a ser índio? Sim, tu, do hemisfério sul, do Brasil, da terra que era do índio antes da chegada dos brancos...

«EMBORA OS SINO-TIBETANOS LINGUISTICAMENTE SEJAM OUTRA FAMILIA, RACIALMENTE ESTÃO MAIS PERTO DE TURAN»

Sim, de Turan. Esse tipo maravilhoso.

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

Sim é por isso que tu dizes palermices do tipo "mas o Hitler lutou pelo hemisfério". Com certeza que tu não fazes parte desse hemisfério pelo qual ele lutou por seres do Brasil, né? Ou a confusão também faz parte da tua teoria?

NÃO IDIOTA SE A EUROPA TIVESSE SIDO SALVA O ATLANTICO NORTE NÃO DECAIRIA E SEM ISSO O NIVEL NÃO TERIA BAIXADO..LEMBRAS 1900?QUANDO A EUROPA AINDA ERA UM MODELO DE CIVILIZAÇÃO PRO MERDIL E NO MERDIL TODOS QUERIAM SER PARIS?ATÉ NA URBANIZAÇÃO COM ARVORES E TAL?COMO VIVES EM MACAU NADA ENTENDES DA DINAMICA HEMISFERICA LONGITUDINAL

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

SEM A EUROPA FORTE NY VIROU REFERENCIAL E AS DETROITS FALIDAS AÍ FUDEU TUDO POIS OS MERDIS E EUROPAS ACABARAM NESSE PROJECTO PODRE DA CIA NÃO SÓ OS EUA

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

Tu cais constantemente no ridículo. Então e tu, eras índios e voltarás a ser índio? Sim, tu, do hemisfério sul, do Brasil, da terra que era do índio antes da chegada dos brancos...

MELHOR VOLTAR A TURAN QUE SER DETROIT ALOGENA

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

Sim, de Turan. Esse tipo maravilhoso.

TVRAN É O MAIOR HOMELAND DE TODOS; SUA DESCENDENCIA PRE-LIXO FOI DA LAPONIA AOS SEIXAS, DO ARTICO AOS ANDES MERIDIONAIS

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

KURGAN QUASE SUPEROU TURAN MAS ACABOU POR SE CONTAMINAR COM A JUDEIA E JOGAR SEU AUGE FORA E NISSO JOGOU MESMO TODA A EURASIA GOYIM NO LIXO QUASE

FireHead disse...

«NÃO IDIOTA SE A EUROPA TIVESSE SIDO SALVA O ATLANTICO NORTE NÃO DECAIRIA E SEM ISSO O NIVEL NÃO TERIA BAIXADO..LEMBRAS 1900?QUANDO A EUROPA AINDA ERA UM MODELO DE CIVILIZAÇÃO PRO MERDIL E NO MERDIL TODOS QUERIAM SER PARIS?ATÉ NA URBANIZAÇÃO COM ARVORES E TAL?COMO VIVES EM MACAU NADA ENTENDES DA DINAMICA HEMISFERICA LONGITUDINAL»

Idiota és tu que não me dizes o que é que seria de ti por seres do hemisfério sul.

«SEM A EUROPA FORTE NY VIROU REFERENCIAL E AS DETROITS FALIDAS AÍ FUDEU TUDO POIS OS MERDIS E EUROPAS ACABARAM NESSE PROJECTO PODRE DA CIA NÃO SÓ OS EUA»

Tu és um sul-americano. És do hemisfério sul. És brasileiro. Hehehe.

«MELHOR VOLTAR A TURAN QUE SER DETROIT ALOGENA»

Então volta a turan. Apanha o metro.

«TVRAN É O MAIOR HOMELAND DE TODOS; SUA DESCENDENCIA PRE-LIXO FOI DA LAPONIA AOS SEIXAS, DO ARTICO AOS ANDES MERIDIONAIS»

Isso é num conto de fadas?

«KURGAN QUASE SUPEROU TURAN MAS ACABOU POR SE CONTAMINAR COM A JUDEIA E JOGAR SEU AUGE FORA E NISSO JOGOU MESMO TODA A EURASIA GOYIM NO LIXO QUASE»

Tu pareces os tipos da seitas. É só trocares os nomes das coisas e ficas igualzinho a um gajo da seita da cientologia.

KVRGANIVS NOSTRATORVM disse...

Tu és um sul-americano. És do hemisfério sul. És brasileiro. Hehehe.

SIM E O HEMISFERIO OCIDENTAL FICA NA ASIA..HEHE

FireHead disse...

«SIM E O HEMISFERIO OCIDENTAL FICA NA ASIA..HEHE»

Hemisfério ocidental? Mas o hemisfério não se separa em norte e sul?? Já estás a inventar merdas. Eu referia-me ao teu querido hemisfério norte, o dos nostráticos, e da qual grande parte da Ásia faz parte sim. Pelo menos a China faz. :)