segunda-feira, 25 de agosto de 2014

China: terroristas muçulmanos executados

 
Segundo o órgão informativo chinês Xinhua, foram executados os oito muçulmanos de etnia uighur suspeitos de "atentados terroristas" relacionados com o conflito na região de Xinjiang incluindo o atentado suicida na Praça de Tiananmen em Pequim. Os oito condenados, dois deles mulheres, são Gulnar Tuhtiniyaz, Bujanat Abdukadir, Abla Niyaz, Tursunjan Abliz, Yusup Ahmat, Tohti Mehmat, Husanjan Wuxur e Yusup Umarniyaz.
A região de Xinjiang, ou Turquistão Chinês, é 17 vezes maior que Portugal e é rico em recursos minerais. Com uma população de cerca de 23,5 milhões, os uighures, que são de origem turca e de maioria islâmica, constituíam mais de 2/3 da população da região há 50 anos atrás mas agora não passam dos 46% devido ao aumento da população de etnia han, a principal etnia chinesa, sendo a etnia dominante na capital da região, Urumqi.
Que pena o Ocidente não lidar com os muçulmanos da mesma forma que os chineses...

4 comentários:

Anónimo disse...

Não têm pinta de chineses. Só mesmo último do lado de baixo. Seriam naturalizados?

FireHead disse...

Não. São duma minoria étnica chinesa conhecida por uighur. Não têm pinta de chineses como tu dizes porque tu não sabes que a China é um país pluriétnico, com mais de 50 etnias, sendo a principal a etnia han, com mais de 90% da sua população a pertencer a esta etnia. Mas como tu não sabes nada disso, é óbvio que dizes que indivíduos duma das restantes etnias não-han da China "não têm pinta de chineses".

Anónimo disse...

Sim, vais dizer que um loiro branco ou um preto são de alguma etnia chinesa, deve ser deve.

Nao metas mais tabaco no que andas a fumar que não é preciso. É ópio? Dizem que o daí é bom

FireHead disse...

Lá está o tipo a embirrar com a sua paranóia. Se eu te disse que na China existem mais de 50 etnias, porque é que estás a falar duma etnia chinesa se não há só uma etnia chinesa mas sim mais de 50? A tua burrice está a fazer com que consideres apenas a etnia han a única etnia chinesa, é isso? Isto acontece quando as pessoas são ignorantes ou simplesmente burras e em vez de estudarem ou irem investigar, preferem ficar com a ideia das coisas que têm dentro da cabeça.

Um loiro branco ou um preto de alguma etnia chinesa? Não conheço todas as etnias chinesas para afirmar tal coisa, mas sei que entre os uighures o que não falta é gente com olhos e cabelos claros, com aparência ocidental devido às influências genéticas turcomanas.

Quanto ao que eu ando a fumar, acho que o melhor é abrires os olhos para a realidade. A não ser que para ti Xinjiang não pertença à China, o que é sempre uma hipótese a considerar, pois os ignorantes podem perfeitamente não conhecer a geografia da China. Como tal, e como eu não quero que tu andes a fumar merdas porque consigo preocupar-me um pouco com a tua saúde, aqui está o que diz a Wikipedia sobre Xinjiang que é para tu tirares as tuas próprias conclusões se conseguires:

http://en.wikipedia.org/wiki/Xinjiang

E já agora, como sou simpático, aqui está o que diz a Wikipédia sobre o povo uighur:

http://en.wikipedia.org/wiki/Uyghur_people

Em relação ao ópio, nunca experimentei e estou muito bem assim. Dizem que o daqui é muito bom? Parabéns, sabem mais que eu em relação a isso.