quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mundial 2010: 19º dia

O Paraguai fez história ao apurar-se pela primeira vez para os quartos-de-final do campeonato do mundo. Em Tshwane/Pretória, os paraguaios superaram a selecção japonesa somente no desempate das grandes penalidades após 120 minutos sem golos. Yuchi Komano falhou a sua grande penalidade e Tacuara Cardozo, o mesmo que no Benfica falhou alguns penalties, marcou o penalty decisivo e carimbou a passagem para os quartos-de-final.

No duelo ibérico da Cidade do Cabo venceu a equipa mais forte, ou seja, a Espanha. O talismã Eduardo, com quem Portugal nunca perdeu um jogo, desta feita não resultou, por culpa do inevitável David Villa (golo marcado aos 63'), que uma vez mais foi decisivo para La Furia. Patriotismo à parte, a Espanha jogou mais e melhor futebol que Portugal, dispôs de mais e melhores ocasiões de golo e foi com imensa naturalidade que acabou por seguir em frente na prova. Ronaldo afinal não "explodiu" e juntamente com ele os Navegantes regressam a casa, pondo fim à campanha que lhes permite ganhar dois ordenados mínimos por dia. Seja como for, não deixa de ter sido uma boa participação no Mundial 2010.

Instalações da FIFA alvo de assalto em Joanesburgo

As autoridades sul-africanas confirmaram que as instalações da FIFA em Joanesburgo foram alvo de assalto. Sete réplicas da taça do mundo e várias camisolas foram furtadas. De salientar que, segundo o comissário Behki Cele, desde que iniciou o Mundial 2010 já foram detidas 316 pessoas por furtos e outros crimes envolvendo participantes ou turistas. É o que dá realizarem um mundial de futebol em África, como se já não bastassem as irritantes vuvuzelas que também por cá temos...

Di María no Real Madrid

A SAD do Benfica já confirmou a transferência de Angel Di María para o Real Madrid por 25 milhões de euros. Uma notícia que, aliás, só surpreende quem não tem estado a par do mundo da bola. Vamos lá ver agora se o Benfica consegue resistir à tentação de vender as restantes jóias da coroa...

terça-feira, 29 de junho de 2010

Mundial 2010: 18º dia

A Holanda está nos quartos-de-final após ter batido a Eslováquia por 2-1 em Durban. Arjen Robben, o craque holandês que actua no colosso germânico Bayern de Munique, foi decisivo na laranja mecânica abrindo o activo aos 18' depois de ter recebido a bola dum excelente passe do Sneijder, que fez o segundo golo holandês (84'). A Eslováquia reduziu a desvantagem por intermédio de Vittek na conversão duma grande penalidade aos 94'. A Holanda está assim no lote das oito selecções mais fortes do mundo pela quinta vez na sua história.

O adversário da Holanda é o Brasil, que venceu sem grandes dificuldades o Chile por claros 3-0 em Joanesburgo. Os jogadores que marcaram os golos foram Juan (35'), Luís Fabiano (38') e Robinho (59'). O jogo da meia-final entre brasileiros e holandeses está agendado a próxima sexta-feira, dia 2 de Julho, em Port Elizabeth.

Vem agora o confronto ibérico entre nós, portugueses, e nuestros hermanos. A história diz que os espanhóis nos ganham quase sempre, além de serem os campeões europeus em título, mas no futebol nada é impossível porque a bola é redonda. E certamente que temos também os nossos trunfos. Carlos Queiroz disse que só o melhor Portugal de sempre poderá levar de vencida a Espanha. Confesso que não gosto de ver a selecção nacional a ser representada por mercenários, mas também não consigo evitar que o meu orgulho português fale mais alto. Força, Portugal!

Jovem mata namorada após prometer casamento

David Saldanha é o jovem de 22 anos que assassinou a sua namorada à marretada depois de, minutos antes, lhe ter jurado amor eterno e prometido casamento, em Viseu a 17 de Novembro de 2009. Duas semanas antes do crime o casal tinha feito uma viagem romântica a Barcelona, mas uma suspeita sobre uma relação extranamoro de Joana Silva, de 20 anos, no Verão de 2009, fez com que o David Saldanha desferisse três golpes na cabeça e na cara da namorada com uma marreta comprada dez dias antes. O rapaz foi detido pela PJ pouco depois do sucedido e está em prisão preventiva na cadeia de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, onde aguarda a marcação do julgamento.
Se fosse na China possivelmente já teria levado um balázio nos cornos.

Americana de 21 anos pesa o mesmo que criança de 8

A universitária americana Lizzie Velasquez é um mistério para a medicina. Aos 21 anos, ela pesa o equivalente a uma criança de 8 - cerca de 30 quilos. Segundo o jornal "Daily Mail", a jovem não é anoréxica, muito pelo contrário: para manter-se saudável, come a cada 15 minutos o que, por dia, representa 60 pequenas refeições e cerca de oito mil calorias. A doença de Lizzie nunca foi diagnosticada, mas sabe-se que há apenas três casos como o dela em todo o mundo.
"Eu me peso todos os dias e se ganhar qualquer peso, fico muito feliz. Para tentar engordar, como pequenas porções de batatas fritas, doces, chocolate, pizza, bolo, sorvete, macarrão e tortas" - contou a jovem ao "Daily Mail".
Desde que nasceu - quatro semanas antes do previsto - logo foi diagnosticado que Lizzie pesava muito pouco.
"Tivemos que comprar roupas de bonecas para ela" - disse a mãe de Lizzie, Rita, de 45 anos.
Os médicos chegaram a falar para os pais da universitária que ela não se desenvolveria normalmente e nunca falaria, andaria ou teria uma vida normal. Mas, apesar do prognóstico, o cérebro, os ossos e os órgãos internos se desenvolveram normalmente.
Desde que nasceu, a universitária foi submetida a vários exames - inclusive com especialistas em genética -, mas médico algum descobriu a doença da jovem. Actualmente, ela é parte de um estudo da Universidade do Texas, em Dallas. Responsável pela pesquisa, o professor Abhimanyu Garg acredita que Lizzie pode ter uma Síndrome Neonatal - que provoca envelhecimento precoce, perda de gordura do rosto e do corpo e degeneração de tecidos - modificada.

Fonte: Extra.globo

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mundial 2010: 17º dia

No segundo dia dos oitavos-de-final do Mundial de 2010 a Alemanha humilhou e despachou a Inglaterra por 4-1 em Bloemfontein. A Alemanha foi a protagonista daquele que terá sido o melhor jogo do campeonato até ao momento, tendo contribuído para a festa os golos marcados por Miroslav Klose (20'), Lukas Podolski (32'), e Thomas Müller (67' e 70'). Do lado dos ingleses marcou Matt Upson aos 37'. De salientar também o grave erro de arbitragem ao não ter visto a bola entrar na baliza e que seria o segundo golo dos ingleses, e também o golo do empate. Nada, porém, que belisque a excelente actuação germânica, que foi claramente a equipa dominadora no encontro.

A Argentina também venceu o seu jogo, contra a selecção mexicana por 3-1 em Joanesburgo, e vai defrontar agora a Alemanha nas meias-finais da prova. A partida ficou marcada por um bom jogo entre as duas selecções, mas com os argentinos a demonstrarem maior eficácia na medida em que aproveitaram bem os lances criados e marcaram nos momentos certos. Os golos da partida foram marcados por Carlos Tevez (26' e 52'), sendo que o primeiro golo foi claramente em fora de jogo não sancionado pelo árbitro italiano Roberto Rosetti, Gonzalo Higuain (33') e o mexicano Javier Hernandez (71'). A equipa orientada por Diego Armando Maradona continua em grande e não há dúvidas de que se trata duma das potenciais candidatas ao ceptro máximo do futebol.

Censos 2011 vão perguntar orientação sexual dos portugueses

Os censos de 2011 vão ter pela primeira vez uma questão sobre a orientação sexual dos portugueses e a relação de parentesco entre as pessoas que vivem na mesma casa, noticiou hoje o Correio da Manhã.

Uma das opções de resposta a uma das perguntas dos Censos do próximo ano é «parceiro em união de facto do mesmo sexo», sendo assim possível saber quantos homossexuais vivem em união de facto em Portugal.
As associações Opus Gay e ILGA consideraram a ideia positiva, embora esta última tenha admitido que muitos homossexuais não vão assumir que vivem em união de facto.


Fonte: Diário Digital

Casamento gay na escadaria da Sé de Lisboa

Quando li o título desta notícia, no site do Correio da Manhã, ia tendo um treque, pois pensei para mim próprio: "como é que a Igreja foi capaz de aceitar um casamento entre bichas num dos seus lugares de culto, ainda por cima na igreja mais emblemática de Lisboa"? Afinal o casamento não se deu na igreja, felizmente. Os bichas que se casaram, Manuel Correia de 54 anos e Fernando Fonseca de 32, foram "apenas" celebrar o "acto simbólico" na escadaria da mesma. Manuel Correia até se vestiu de noiva e ambos posaram para as fotografias, chamando a atenção dos turistas que por lá andavam.
Que triste espectáculo. Eu até gosto de dizer que respeito as pessoas pelo que são, mas se é para se comportarem como autênticas aberrações (sobretudo por faltarem ao respeito à Igreja), francamente...

Reino Unido vai barrar imigrantes

O Reino Unido vai limitar a entrada de imigrantes a partir de Julho numa tentativa de proteger os empregos dos cidadãos ingleses. As autoridades permitirão a entrada de apenas 24 mil imigrantes extracomunitários. A secretária do Interior, Theresa May, vai conduzir um processo de consulta pública a definir como limitar a entrada de não-europeus da UE.
Ora aí está uma boa medida que os restantes países da Europa, incluindo Portugal, deveriam adoptar. Em nome do nacionalismo que a gentalha da esquerda insiste em fazer questão de desprezar. Em primeiro lugar sempre os nacionais e só depois, se for possível, os que vêm de fora.

domingo, 27 de junho de 2010

Mundial 2010: 16º dia

Há quem diga que o Mundial começou apenas agora com os oitavos-de-final, ou seja, com o famoso "mata-mata". O Uruguai, neste aspecto, já "matou" a Coreia do Sul e garantiu um lugar nos quartos-de-final. Em Port Elizabeth, os uruguaios venceram os sul-coreanos por 2-1 com golos marcados pelo letal avançado Juárez aos 8' e 80'. Da parte dos coreanos, que deixaram assim o Japão como o único representante asiático do Mundial, marcou Lee Chu Yong aos 68'. Tanto o primeiro golo uruguaio como o único golo sul-coreano resultaram em lances em que os guarda-redes estiveram muito mal na abordagem dos mesmos.

O adversário dos uruguaios nos quartos-de-final é o Gana, a única selecção africana em prova, que venceu os Estados Unidos por 2-1 após prolongamento no segundo jogo dos oitavos-de-final realizado em Rustemburgo. Kevin Boateng marcou o primeiro golo do jogo logo aos 5' e o Gana manteve-se em cima da partida praticamente durante os primeiros 45'. Na segunda parte Landon Donovan (outra vez ele, para não variar...) fez o único golo norte-americano aos 62' na conversão duma grande penalidade, mas 3' depois do início dos prolongamentos o inevitável Asamoah Gyan sentenciou a partida, fixando o resultado final em 2-1 para os Estrelas Negras. Os norte-americanos que fizeram uma grande festa após terem ficado em primeiro lugar do seu grupo voltam agora para casa enquanto que do outro lado o sonho africano mantém-se.

G8 condena Coreia do Norte e quer mais sanções para o Irão

Os sete países mais industrializados mais a Rússia (G8), reunidos no Canadá, condenaram hoje a Coreia do Norte pelo ataque contra um navio militar sul-coreano e exigiram novas sanções contra o Irão devido ao programa nuclear

As sanções da ONU contra o Irão devido ao seu polémico programa nuclear e a agressão da Coreia do Norte contra uma embarcação sul-coreana, em Março, foram dois dos principais assuntos que dominaram a agenda da cimeira do G8, que hoje encerra, em Huntsville, no Canadá.
Num esboço de comunicado, citado pela agência Reuters, os lideres políticos do G8 também exigem ao governo do Afeganistão que, na conferência de Julho em Cabul, demonstre aos seus aliados progressos tangíveis de que está assumir maior responsabilidade pela segurança no país.

Lusa/SOL

Fonte: SOL

Cannabis potencia as doenças mentais

A cannabis pode estar relacionada com o aumento das doenças mentais. A descoberta é de um português, e está fundamentada numa tese de doutoramento em Londres.



Fonte: RTP Notícias, Vídeo

Arraial Pride 2010

O Arraial Pride em Lisboa é o maior acontecimento LGBT do país que decorre entre as 14 horas de sábado até às 4 horas de domingo. O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e os responsáveis da ILGA esperam juntar no Terreiro do Paço cerca de 10 mil pessoas. E assim, poucos meses após a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, ouvimos falar mais uma vez duma iniciativa promovida por essa gente. Afinal eles não são tão poucos assim. De facto até parece que já começam a surgir por aí que nem cogumelos desde que Cavaco Silva promulgou a dita lei do junção dos mesmos pólos. O casal do mesmo sexo que apresentar o pedido de casamento mais original no "Welcome Center" do Arraial ganhará uma viagem à Grécia e os partidos políticos que fizeram questão de se fazer apresentar no evento são o Bloco de Esquerda, o partido Ecologista Os Verdes, o Partido Socialista e o Partido Comunista (só podiam ser partidos da esquerda...). Paulo Côrte-Real, presidente da ILGA, salientou que é necessária "energia renovada" para continuar a "luta", nomeadamente pelas questões da parentalidade dos gays. "Parece que são os gays", disse um senhor de idade chamado Fernando à Lusa, enquanto ia percebendo o que se estava a passar no Terreiro do Paço com todos aqueles balões cujas cores formam enormes arco-íris. "Cada um é livre de decidir o que quer e nós não temos de interferir", argumentou Fernanda Chaves, uma visitante do Arraial. "E cada qual tem o que merece", acrescento eu.

sábado, 26 de junho de 2010

Mundial 2010: 15º dia

Portugal e Brasil empataram a zero bolas, o que fez com que Portugal fique em segundo lugar do grupo G com cinco pontos. Foi um jogo equilibrado onde o Brasil foi superior na primeira parte e Portugal na segunda. Oportunidades de golo houve de ambos os lados, bem como muita técnica, muita luta e alguma sorte para as duas selecções. Depois deste jogo analisemos os factos: Porgugal é, a par da Argentina, a selecção com mais golos marcados no Mundial até ao momento (sete golos), ainda não sofreu um único golo (Portugal nunca perdeu com Eduardo na baliza) e nos dois jogos oficiais já realizados contra os brasileiros Portugal soma uma vitória (no campeonato do mundo de 1966 por 3-1) e agora também um empate. Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador em campo, mas, sinceramente, acho que Fábio Coentrão foi de longe o melhor jogador da partida.
Vem agora a Espanha...

Era pouco provável, mas era possível. De certeza que os africanos entraram para este último jogo do grupo G com o pensamento de que ainda era possível qualificar-se para os oitavos-de-final. Era necessário uma incrível goleada e esperar que Portugal não pontuasse. Yaya Toure (14'), Romaric (20') e Salomon Kalou (82') marcaram os golos da vitória da Costa do Marfim frente aos coitadinhos do país de Kim Jong Il e despediram-se ambas as selecções do Mundial 2010.

Suíça e Honduras também empataram sem golos, ficando assim ambas as selecções de fora do Mundial. O guarda-redes hondurenho Valladares foi considerado o melhor em campo.

A Espanha vai encontrar-se com Portugal nos oitavos-de-final na próxima terça-feira dia 29 depois de ter batido a selecção chilena, que também se apurou (ficou em segundo lugar), por 2-1. David Villa (24') e Andrés Iniesta (37'), considerado o melhor jogador em campo, fizeram os golos do lado espanhol enquanto que Rodrigo Millar (47') reduziu a desvantagem para o Chile.
Perspectivam-se agora um duelo sul-americano entre o Brasil e o Chile e um duelo ibérico entre Portugal e a Espanha.

Michael Jackson morreu há 1 ano atrás

Parece que foi apenas ontem que Michael Jackson, o rei da pop, deixou este mundo. Goste-se ou não dele ou do estilo dele, é inegável que ele marcou uma geração. Eu cresci a ouvi-lo cantar e a vê-lo dançar, inclusive tenho uns álbuns dele. Já fui mesmo um grande fã dele. Penso que não é nenhum disparate afirmar que ninguém consegue ser como ele enquanto artista.

Hitler reage às vuvuzelas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mundial 2010: 14º dia

Paraguai e Nova Zelândia empataram a zero no Estádio Peter Mokawa, em Polokwane. Paraguai fica assim em primeiro lugar do grupo F, medindo agora forças com o segundo classificado do grupo E. Os neo-zealendeses, os All Whites, saem da competição de cabeça erguida, pois apesar de não terem vencido um único jogo, tão pouco foram alguma vez derrotados. Três jogos, três empates, três pontos.

A Itália, campeã do mundo em título, foi a grande decepção do campeonato. Confesso que esperava mais dos italianos e gostava, caso Portugal não conseguisse ser campeão, que fossem eles a sê-lo. No Estádio Ellis Park, em Joanesburgo, a Itália perdeu com a Eslováquia por 2-3 (ou 3-2, como preferirem) quando apenas lhe bastava um empate para continuar em prova. Os golos foram apontados por Robert Vittek (25' e 73'), Di Natale (81'), Kopunek (89') e Quagliarella (92'). A Eslováquia está nos oitavos-de-final.

Tal como a Argentina, também a Holanda fez o pleno. A equipa holandesa, para mim a mais forte selecção europeia deste momento (Portugal continua a ser aquela nuance...), já estava apurada e os Camarões já não tinham hipóteses de seguir em frente, pelo que foi mais um jogo para cumprir calendário. Em jogo disputado na Cidade do Cabo, os marcadores foram Van Persie (36'), Samuel Eto'o (65', de penalty) e Huntelaar (83'). O próximo adversário dos holandeses que se cuide, pois o craque Arjen Robben está de volta após uma lesão muscular na coxa contraída no início do mês.

Ora essa, quem diria que o Japão se qualificaria? Os japoneses derrotaram, em Rustemburgo, por 3-1 a Dinamarca (sim, a mesma selecção que ficou em primeiro lugar no grupo de apuramento para o Mundial, o mesmo grupo de Portugal...). Do lado da Dinamarca marcou Tomasson (81') quando já havia 2-0 para o Japão. Keisuke Honda (17'), Yasuhito Endo (30') e Shinji Okazaki (87') fizeram os golos japoneses, quais Oliver Tsubasa, Mark Landers, Benji e companhia!

Vem agora o Portugal X Brasil (ou será Brasil X Portugal?). O Brasil já está apurado e Portugal também está praticamente com um pé nos oitavos. O jogo não vai ser nada fácil. O seleccionador nacional, Carlos Queiroz, promete "técnica, fantasia e criatividade" no jogo com os brasileiros. Queiroz assumiu também "orgulho e honra" pelo facto de o próximo jogo dos "navegadores" estar classificado como final antecipada do Mundial, mas também se mostrou humilde: "Sabemos que ganhar ao Brasil é um resultado de excelência para qualquer equipa do mundo".
Veremos.

Israel: partido do Governo vota continuação da colonização da Cisjordânia

O comité central do Likud, partido do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, aprovou, esta quinta-feira, por unanimidade, a continuação da colonização israelita na Cisjordânia. «O comité central do Likud aprovou por unanimidade a continuação da construção e do desenvolvimento na Judeia-Samaria», informou o Likud, em comunicado. O partido de Netanyahu mostra-se ainda «favorável à continuação da construção em todo o Eretz Israel (Grande Israel), nomeadamente no Néguev e na Galileia, no Grande Jerusalém e na Judeia-Samaria».

Fonte: A Bola

Cometa McNaught C/2009 R1 está a passar por aqui


Foi descoberto em Setembro de 2009 e está a 170 milhões de km da Terra

Para o ver, é necessário madrugar e, de preferência, ter um par de binóculos à mão. De outra maneira, o cometa McNaught C/2009 R1, que por estes dias está a passar por aqui, a caminho do seu periélio (o ponto mais próximo a que ficará do Sol, na sua vertiginosa órbita), não será mais do que um pressentimento vago, antes da primeira luz da manhã.
Nesta altura, o cometa, que está cerca de 170 milhões de distância da Terra, tem apenas um brilho de magnitude 5, o que está no limite do visível a olho nu. Talvez depois do dia 2 de Julho, nas semanas que vão seguir-se, o McNaught C/2009 R1 se torne mais brilhante e possa ser observado sem binóculos. Mas nessa altura, será já ao início da noite.
Descoberto a 9 de Setembro do ano passado pelo astrónomo Robert H. McNaught, a partir do observatório australiano de Siding Spring Observatory, o cometa que leva o seu nome, juntamente com a sigla C/2009 R1, está visível ainda nos próximos dias, antes do amanhecer, para os observadores do hemisfério Norte. Depois, à medida que se for aproximando mais do Sol, o cometa apaga-se sob a luz intensa da estrela.
No dia 2 de Julho, o cometa atinge o ponto mais próximo a que ficará do Sol, a pouco menos de 75 milhões de quilómetros dele. Depois volta a afastar-se, já do outro lado da estrela, tornando-se novamente visível, nessa altura ao anoitecer.
Ontem o McNaught C/2009 R1 "era visível junto da estrela Capela, na constelação de Auriga", explicou ao DN o astrónomo Carlos Santos, do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Com a aproximação ao Sol "está prestes a deixar de ser visível", adiantou. Mas para o ver, nesta altura, é preciso olhar na direcção do Norte, antes de amanhecer. Aí, mesmo junto ao horizonte - "o cometa está baixo no céu", nota Carlos Santos - estará o McNaught C/2009 R1.
Durante Julho, e isso poderá acontecer ao longo de três ou quatro semanas ainda, o McNaught C/2009 R1 troca as voltas aos seus observadores e passará a ser visível ao início da noite. Poderá tornar-se ainda mais brilhante, ou não. "É sempre difícil fazer esse tipo de previsão", sublinha o astrónomo do OAL.
Nas últimas semanas, muitos astrónomos profissionais e amadores têm seguido com atenção a sua progressão no céu, observando-o e fotografando-o. A olho nu, em locais sem poluição luminosa e com um pouco de sorte, o cometa não passará de um pontinho branco um pouco acima do horizonte. Nas fotografias mais espectaculares ele tem uma longa cauda brilhante e um núcleo em tom esverdeado. Esta cor tem a ver, certamente, com a sua composição.
Os cometas são corpos viajantes (os que vemos por aqui fazem uma órbita à volta do Sol, que pode levar milhares de anos a percorrer) e a composição é sempre uma mistura de rochas, poeiras e gelo.


Fonte: DN

"Simple Words" plagiado?

O britânico Lewis Colding, de 22 anos, "conhecido" artisticamente por Foster Ray, acusou os Fingertips de plágio, uma vez que garante ser ele o autor do novo single da banda portuguesa, "Simple Words", que escreveu ao pensar numa ex-namorada. "Essa é uma canção pessoal. Ninguém tem o direito de a tomar como sua. Foi um amigo meu que a ouviu na internet e que me alertou. Fiquei surpreendido. Ouvir uma música que é nossa, que foi feita por nós, e que não nos é atribuída é uma sensação muito estranha. É algo que julgamos que nunca nos vai acontecer. No início fiquei sem saber o que fazer", diz Lewis, alegando que os Fingertips roubaram-lhe o tema numa altura em que estava a trabalhar em Portugal com a banda. A alegada canção original, que tem o nome de ‘Waiting’, pode ser escutada na página pessoal do cantor inglês em myspace.com/lewis-music. Lewis diz ainda que os Fingertips alteraram a letra, o que o poderá ainda levar a processar o grupo por aquilo que poderá ser entendido como obra contrafeita. Rui Saraiva, músico dos Fingertips, nega as acusações e diz ser ele o autor da canção: "A música é minha e do Hélder Matos. Nós já enviámos um e-mail ao Lewis para ele retirar essa música do MySpace. Esse tema já está, aliás, registado por nós na Sociedade Portuguesa de Autores".

video

As músicas são mesmo parecidas? Quem é que plagiou, afinal?

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mundial 2010: 13º dia

A Inglaterra finalmente venceu no Mundial 2010. Jermain Defoe fez o golo solitário da partida frente à Eslovénia aos 23', garantindo assim à Inglaterra o segundo lugar do grupo C e a consequente passagem aos oitavos-de-final da prova. O golo dos americanos mesmo ao cair do pano no outro jogo fez com que o país mais pequeno a participar no Mundial, a Eslovénia, ficasse de fora.

Os Estados Unidos são, possivelmente de forma inesperada, os líderes do grupo C. A selecção norte-americana derrotou, após muito ter tentado até perto do final do jogo, a Argélia por 1-0, golo apontado pelo eterno Landon Donovan (91') que joga no L. A. Galaxy depois de já ter feito carreira na Europa. Um apuramento merecido.

Os socceroos derrotaram a Sérvia por 2-1 no Estádio Mbombela, em Nelspruit. À Sérvia bastava um empate caso houvesse um vencedor no jogo entre alemães e ganeses, mas nem isso conseguiu. Ao invés, os australianos despediram-se do Mundial com uma vitória amarga. Tim Cahill (69') e Brett Holman (73') marcaram para a Austrália e Pantelic (84') fez o golo de honra da selecção sérvia. Ambos os países se despediram do Mundial.

A Alemanha cumpriu com a sua obrigação, ou seja, vencer para não falhar pela primeira vez na sua história o apuramento para os oitavos-de-final. No final do jogo todos festejaram, pois o Gana, apesar de derrota, ficou em segundo lugar devido à vitória australiana. Mesut Özil, jogador alemão de ascendência turca, numa selecção que já há uns bons tempos que conta com jogadores que de germânicos têm efectivamente pouco, fez um grande golo aos 60' no estádio onde se realizou a abertura e será realizada a final da competição: Soccer City, em Joanesburgo.

Lion Burger?

Um restaurante perto de Phoenix, do estado norte-americano do Arizona, está a servir hambúrgueres com carne de leão criado em cativeiro por 22 dólares. "Como o Mundial de futebol é em África, pensámos que o hambúrguer de leão poderia ser interessante para alguns dos nossos clientes mais aventureiros", disse Cameron Selogie, dono do restaurante 'Il Vinaio'. E isso já lhe valeu algumas ameaças de bombas e a indignação dos defensores dos direitos dos animais (que se calhar devem ser vegetarianos)...

O Hannibal Lecter francês

Começou na segunda-feira o julgamento de Nicolas Cocaign, o recluso que matou e comeu o pulmão do colega de cela. O caso remonta a 2 de Janeiro de 2007 quando, devido a uma disputa sobre questões de higiene na cela, o "Hannibal Lecter" francês , agora com 39 anos, agrediu o seu companheiro de cela com socos, pontapés e parte duma tesoura, acabando por matá-lo com um saco de lixo. Segundo a Agence France Press, Cocaign arrancou o pulmão do morto e tê-lo-á confundido com o coração, tendo comido metade cru e cozinhou o resto com cebolas num fogão improvisado. Depois disse ao juíz de instrução que queria ficar com a alma do seu colega que matou. Na cela havia ainda um terceiro homem, que fingiu dormir e que mais tarde se matou com uma overdose de medicamentos. Cocaign foi várias vezes internado por doença mental.
A cadeia de Rouen, onde se deu o insólito caso, tem uma das mais altas taxas de suicídio da Europa.

Adolescente violada por causa do hi5

Dois jovens de 17 e 18 anos que faziam parte dum grupo de jovens com antecedentes criminais foram detidos pela PJ por violação duma adolescente residente em Lisboa num bairro problemático da zona de Loures. A vítima conheceu um dos acusados através da popular rede social hi5, com quem marcou encontro no passado dia 6 de Janeiro, e identificou os elementos do grupo, possibilitando a detenção de dois deles e a notificação para comparecer em tribunal a um terceiro, um menor de 16 anos, por parte da PJ.
Isso havia era de ser como em Singapura: chicotadas valentes e centro de correcção para esses pulhas menores que andam por aí à solta e só saem de lá assim que aprenderem a ser gente. Aos maiores, prisão de pelo menos 30 anos. Só para não dizer que lá existe a pena de morte, tão útil para desencorajar criminosos...

Injustiça feminina na língua portuguesa

Uma amiga minha, certamente pouco ou nada feminista, enviou-me um e-mail com o seguinte conteúdo:


Injustiça feminina na língua portuguesa

A sociedade feminina portuguesa e, além disso, lusófona, pode-se queixar do tratamento machista, pela negativa, espalhado na gramática portuguesa (no vernáculo popular).

Alguns exemplos:

Cão = melhor amigo do homem
Cadela = puta

Vagabundo = homem que não trabalha
Vagabunda = puta

Touro = homem forte
Vaca = puta

Pistoleiro = homem que mata pessoas
Pistoleira = puta

Aventureiro = homem que se arrisca, viajante, desbravador
Aventureira = puta

Menino de rua = menino pobre, que vive na rua
Menina de rua = puta

Homem da vida = pessoa letrada pela sabedoria adquirida ao longo da vida
Mulher da vida = puta

Tiozinho = irmão mais novo do pai
Tiazinha = puta

Puto = criança, menino
Puta = puta

Políticos =homem que trata de politica, estadista
As mães deles = putas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mundial de 2010: 12º dia

A África do Sul ganhou à França, em plena crise interna, por 2-1. Malouda reduziu a desvantagem aos 70' depois de a África do Sul ter marcado dois golos ainda na primeira parte por intermédio de Khumalo aos 20' e Mphela aos 37'. No fim do jogo o treinador francês Raymond Domenech recusou-se a cumprimentar o técnico brasileiro dos bafana-bafana, Carlos Alberto Parreira. Tanto uma selecção como a outra ficaram de fora, de nada valendo o triunfo sul-africano.

No outro jogo do grupo A defrontaram-se México e Uruguai, equipas que estavam praticamente apuradas para os oitavos. O Uruguai venceu com um golo apontado por Suárez aos 43'. Um empate bastava para que ambos festejassem a passagem, mas mesmo com a derrota os mexicanos seguiram em frente.

A Argentina fez o pleno no grupo B vencendo os três jogos disputados. Desta feita os argentinos, sem sete jogadores que jogaram no último jogo, venceram a Grécia por 2-0, golos de Demichelis (77') e de Palermo (89'). Os campeões europeus de 2004 foram assim despachados do Mundial 2010.

A Coreia do Sul é a outra selecção apurada do grupo B, mas para isso acontecer ainda sofreu um bom bocado frente aos nigerianos que também deram tudo para ocuparem a segunda vaga para os oitavos. Em Durban, os nigerianos estiveram na frente do marcador (Kalu Uche aos 12'), mas ainda no primeiro tempo Lee Jung Soo empatou (38'). Na segunda parte, os sul-coreanos protagonizaram a reviravolta através Park Chu Young (49') mas 20 minutos depois Ayegbeni volta a estabelecer a igualdade no jogo na marcação duma grande penalidade indiscutível.

Os golos do Portugal X Coreia do Norte

Eis aqui os sete golos marcados por Portugal no encontro frente à Coreia do Norte:

video

Afinal a culpa é da Sara Carbonero!

De acordo com o jornal britânico The Guardian, Sara Carbonero, jornalista desportiva e namorada do guarda-redes espanhol Iker Casillas, é a culpada pela derrota da selecção espanhola frente à Suíça (0-1). Os adeptos espanhóis acusam a rapariga de ter distraído o guarda-redes do Real Madrid na jogada que deu o golo helvético. A jornalista, de 25 anos e eleita a jornalista mais sexy do mundo pela revista FHM, classificou a notícia de "perfeito disparate".
Ainda a propósito da Sara Carbonero, consta que o Cristiano Ronaldo também chegou a andar atrás dela, mas Iker Casillas levou a melhor e conquistou-a. Bem, eu certamente que também teria conquistado tamanha beldade se tivesse o dinheiro que tanto um como outro têm...

Portugal continua a ser o 9º país mais pobre da UE

Pelo terceiro ano consecutivo, Portugal registou em 2009 um PIB per capita que corresponde a 78% da média da União Europeia, de acordo com os dados divulgados pela Eurostat. Portugal está 22 pontos abaixo da média, ficando atrás do Chipre, Grécia, Eslovénia e República Checa. Igual a nós só a ilha da Malta. A liderança do PIB per capita pertence ao Luxemburgo. Em segundo lugar está a Irlanda e em terceiro a Holanda. Do lado dos mais pobres, a Bulgária é o último e imediatamente antes vem a Roménia.

Criança com autismo voltou a falar

Jamie Ponsonby, um rapaz britânico de 13 anos, sofre de autismo e durante anos não conseguia comunicar. A família arranjou-lhe um computador e desde então o rapaz começou a fazer-se entender e «também já escreve poemas», conforme cita a BBC Brasil. Os especialistas dizem que este tipo de situações é muito raro, mas a mãe do puto, Serena, disse «que ele está totalmente ciente de tudo, o seu senso de humor está totalmente ali. Ele tem uma poesia linda, os seus sentimentos e emoções são todos perfeitamente normais e acima da média para a sua idade».

terça-feira, 22 de junho de 2010

Mundial 2010: 11º dia

Um resultado histórico verificado no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo. Portugal conseguiu a sua maior goleada de sempre num Mundial (7-0) e simultaneamente a maior goleada deste campeonato até ao momento. Os golos foram marcados por Raúl Meireles (29'), Simão (53'), Hugo Almeida (56'), Tiago (60' e 89'), Liedson (81') e Cristiano Ronaldo (87'). A vitória tem tanto de extraordinária como de inesperada. E, vá lá, os norte-coreanos não conseguiram vingar-se do jogo de 1966. E agora também só uma hecatombe evitará que Portugal esteja presente nos oitavos.

A selecção chilena levou de vencida a Suíça, que ganhara à poderosa Espanha, e lidera o grupo H. Os suíços ainda conseguiram a proeza de ficar a maior série de minutos sem sofrer um golo em jogos do Mundial, mas Mark Gonzalez aos 75' marcou o golo solitário da partida em Port Elizabeth.

A Espanha conseguiu bater as Honduras por 2-0, continuando assim em aberto a qualificação. David Villa foi o melhor em campo pelos dois golos que fez aos 17' e 51' no Estádio Ellis Park, em Joanesburgo.

Sporting campeão de futsal 2009/10

Mas também nem tudo é boa notícia em termos desportivos. O Sporting sagrou-se campeão nacional de futsal ao derrotar pela segunda vez o Benfica no pavilhão Império Bonança. Quem acompanhou os quatro jogos disputados da final só tem de admitir que o Benfica devia pelo menos ter tido a possibilidade de discutir o campeonato na "negra". De facto fiquei com a nítida sensação de que o Sporting tinha que ser campeão custe o que custasse, e acabou por sê-lo. Três anos sem ser campeão já estava a pesar no clube rival do Benfica que assim conquistou o 14º título da modalidade. Pelo menos está época nenhum dos principais clubes lisboetas se pode queixar: o Belenenses venceu a Taça de Portugal (frente ao Benfica na final...), o Sporting venceu (finalmente) o campeonato (contra o Benfica na final...) e o Benfica venceu a Supertaça e também a futsal UEFA Cup, o equivalente à taça dos campeões europeus na modalidade. E este último troféu só o Benfica é que tem porque esta época venceu, com toda a justiça, aquela que é a equipa de futsal mais forte do mundo, o Intervíu Madrid.
Só nós somos o único clube português de futsal que é campeão da Europa e isso é o suficiente para calar a boca aos lagartos. Para o ano faremos mais e melhor. Força, Benfica!!

Benfica conquista Taça de Portugal no hóquei

O Benfica venceu a Taça de Portugal na modalidade de hóquei em patins. O Glorioso, ainda que nesta modalidade não tem estado brilhante nos últimos longos anos, derrotaram na final o Física por claríssimos 6-1 no pavilhão de Paços de Arcos. É a 12ª Taça de Portugal. Parabéns, Benfica!